Governo do Piauí lança Programa Apoio a Pequenos Negócios

O projeto oferece diversos formatos de crédito com taxas abaixo das oferecidas pelos bancos


Governo do Piauí lança Programa Apoio a Pequenos Negócios

O Governo do Estado do Piauí lançou nesta quinta-feira (19), através da Agência de Fomento e Desenvolvimento do Estado, o Programa de Apoio aos Pequenos Negócio. O evento aconteceu no Palácio de Karnak com a presença da governadora Regina Sousa, do presidente da Piauí Fomento, Luís Carlos Ewerton, secretários do governo e parlamentares do Estado

O projeto tem como público-alvo autônomos, microempreendedores e agricultores. São oferecidos formatos de crédito com taxas ainda mais reduzidas do que as praticadas atualmente por diversos bancos e linha de crédito para a agricultura familiar com carência estendida de acordo com a atividade a ser financiada, podendo chegar a 24 meses, com 60 meses para pagar, para créditos de até R$ 50 mil.

Regina Sousa destacou em seu discurso que o objetivo do seu governo é ajudar os que mais precisam, “Esse projeto alcança os pequenos produtores para que possam fazer investimentos e aumentar sua renda. O microcrédito dá oportunidade para a pessoa iniciar seu pequeno negócio e nós temos vivido momento de muito desemprego e através desse projeto vamos oferecer treinamentos e apoio para que essas pessoas se desenvolvam e até dobrem sua produção e melhorem sua renda”.


O presidente da Piauí Fomento, Luís Carlos, falou do diferencial do crédito oferecido. “Esse programa de apoio aos pequenos negócios vai ser direcionado para as pessoas físicas e informais e aquelas que ainda não têm uma empresa formal para os pequenos produtores, hoje 30 pessoas já assinaram seu contrato, os créditos já estão sendo liberados ainda esta semana, a maioria dos créditos vai para a área rural com uma taxa de juros de 5% ao ano com uma carência que alguns casos pode chegar até 2 anos dependendo do projeto. Estamos com uma taxa que nenhum banco financia, então é uma forma de movimentar o comercio e dinamizar a produção”.

Durante a solenidade foi assinado um termo de cooperação técnica através do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí (Emater) e Secretária de Agricultura Familiar (SAF) e o município Cocal dos Alves objetivando contribuir para o aumento do IDH do referido munícipio.

O projeto tem como objetivo desenvolver ações integradas e complementares de assistência técnica e extensão rural e de estruturação produtiva para aumento da renda e oportunidade de trabalho aos agricultores familiares do município de Cocal dos Alves – PI, proporcionando melhoria da qualidade de vida, redução das desigualdades, segurança alimentar e a consequente elevação do IDH do munícipio.

Maria Raimunda, uma das beneficiadas, falou sobre a importância do projeto. “Desde 2018 eu e minha família estamos investindo nessa área de caprinos, nós passamos por momentos difíceis em 2020, mas agradeço a todos e a Agência de Piauí Fomento por nós ofertar essa carta de crédito para que possamos fazer os investimentos necessários”.

Patrícia Vasconcelos destacou a importância da união de Secretárias e órgãos do Governo no desenvolvimento de ações que apoiem o homem do campo. “Nosso objetivo é integrar políticas públicas de apoio também a agricultura familiar e esse financiamento da Piauí Fomento vai ampliar as oportunidades que essas famílias já tiveram, como experiências em outras programas da SAF. Assinamos hoje uma pareceria com a prefeitura de Cocal dos Alves o IDH+ onde vai incluir todas essas políticas de aumento de renda para que nós possamos daqui a algum tempo ver o aumento do índice de desenvolvimento daquele munícipio, uma experiência piloto que conta com vários órgãos do estado do Piauí’.



Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login