Contador esclarece dúvidas sobre quem tem direito à restituição do Imposto de Renda

O prazo de apresentação da declaração do Imposto de Renda 2022, ano-base 2021, vai até o dia 31 de maio.

Fonte: Pedro Silva / Portal Teresina Diário
Contador esclarece dúvidas sobre quem tem direito à restituição do Imposto de Renda A expectativa da Receita Federal é receber 34,1 milhões de declarações neste ano.

O Teresina Diário Entrevista conversou com o contador Marconi Nunes, sobre a declaração do Imposto de Renda, na oportunidade ele esclareceu algumas dúvidas para quem vai declarar pela primeira vez e para quem ainda não realizou a declaração.

O prazo de apresentação da declaração do Imposto de Renda 2022, ano-base 2021, vai até o dia 31 de maio. A expectativa da Receita Federal é receber 34,1 milhões de declarações neste ano, o mesmo número de documentos recebidos em 2021.

"Uma dúvida comum de quem tem direito à restituição é saber exatamente quando ela será paga. Infelizmente, a Receita Federal não divulga essa informação com antecedência. Você precisa verificar, na véspera do pagamento de cada lote, se sua restituição foi incluída", explicou Marconi Nunes.


A consulta aos lotes é aberta cerca de uma semana antes da data do pagamento. Para saber se o seu pagamento foi liberado, você deve acessar este link do site da Receita e informar o número do CPF e a data de nascimento para saber se o seu pagamento está ou não no próximo lote

Ele explicou também que o compromisso com a Receita Federal não acaba no momento da entrega da declaração do Imposto de Renda. "É importante acompanhar o processamento da declaração. Durante esse período, a Receita pode descobrir erros ou inconsistências nas informações prestadas que irão travar o pagamento da sua restituição. Se você não resolvê-los, sua declaração irá para a malha fina. Nesse caso, você só receberá a restituição depois de corrigido o problema, em um dos chamados lotes residuais, que são pagos pela Receita no fim do ano ou início do ano seguinte", disse.

A entrevista completa você acompanha na TV TERESINA DIÁRIO.




Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login