• Teresina, 18/05/2022
  • Tempo Hoje: 30° | 30°

FMS faz busca de pacientes com suspeita de hanseníase

A atividade faz parte da Campanha Janeiro Roxo, que chama a atenção para a identificação e tratamento da hanseníase.

Foto: http://heelj.org.br/
FMS faz busca de pacientes com suspeita de hanseníase

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) está fazendo a avaliação de contato de pacientes com hanseníase para identificar a descoberta de casos novos, diagnosticar casos na fase inicial, evitando sequelas por diagnóstico tardio e quebrar a cadeia de transmissão do bacilo transmissor da hanseníase. A atividade faz parte da Campanha Janeiro Roxo, que chama a atenção para a identificação e tratamento da hanseníase.

Essa ação é realizada por médicos e enfermeiros da Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS) com as equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF). O inicio foi dia 19 e prossegue até o dia 28. Nos pacientes, com suspeita,  é realizado exame dermatoneurologico e aplicada a vacina BCG-id quando indicada.

O presidente da FMS, Gilberto Albuquerque, fala sobre a necessidade de identificação de contatos e sobre a hanseníase. “A investigação de contatos domiciliares é uma ação importante de busca ativa de casos novos de Hanseníase. Essa doença é transmitida por meio das vias respiratórias, através da fala, tosse ou espirros de pessoas doentes que ainda não receberam tratamento medicamentoso”, diz.

A enfermeira Lana Coelho, do Núcleo de Doenças Negligenciadas da Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS) da FMS, explica que é fator de risco de contaminação a convivência com pessoas infectadas. “As pessoas que convivem ou conviveram com o doente têm maior risco de adoecer pelo contato prolongado no mesmo ambiente domiciliar”, ressalta.

Sobre a ação de identificação de contatos o início foi com a participação dos agentes comunitários de saúde, que receberam treinamento sobre aspectos clínicos da hanseníase e da vigilância de contatos e em seguida realizaram abordagem domiciliar para convocação dos contatos dos casos diagnosticados nos últimos cinco anos.




LEIA TAMBÉM

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Guia Comercial

Veja nossos Planos

Classificados

Anuncie Grátis

Publicidades

Fale Conosco