• Teresina, 27/01/2022
  • Tempo Hoje: 28° | 28°
Publicidade
Publicidade

Boletim alerta para inundações e enchentes no Centro e Norte do Piauí

A Prefeitura monitora as áreas de risco, inclusive para o trânsito de veículo durante as chuvas

Foto: Reprodução
Boletim alerta para inundações e enchentes no Centro e Norte do Piauí

Prefeitura monitora as áreas de risco, inclusive para o trânsito de veículo durante as chuvas

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) emitiu um boletim alertando para o alto risco de inundações e enxurradas em municípios das regiões Centro e Norte do Piauí nas próximas 24 horas. O comunicado também é válido para cidades do Leste maranhense. Os riscos são pela elevação do nível dos rios e a possibilidade de cheias nas bacias dos rios Parnaíba e Itapecuru. 

De acordo com o Inmet, a maior parte do território piauiense está sob alerta laranja para o perigo de chuvas com até 100 milímetros ao dia, acompanhadas de rajadas de vento que podem alcançar os 100 km/h. No comunicado o órgão ainda cita o risco para queda na rede elétrica, queda de árvores e alagamentos.

O Piauí já contabiliza mais de 600 famílias desabrigadas em decorrência de alagamentos, sendo a maioria na capital. A Prefeitura monitora as áreas de risco, inclusive para o trânsito de veículo durante as chuvas. 


Barragens monitoradas

A Barragem Algodões II, em Curimatá, foi vistoriada pelo Instituto de Desenvolvimento do Piauí (IDEPI) e pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar). O objetivo da inspeção é monitorar a estrutura e o funcionamento da barragem. Além de Algodões II, outras 14 barragens também passarão por vistoria técnica.


Escoamento da produção

As chuvas provocaram transtornos em Santa Filomena com estradas alagadas e trechos interditados. As chuvas tem provocando alagamentos em rodovias e elevado o nível dos rios e barragens. 80% do tráfego na PI-254 está comprometida e é uma das principais vias de acessos dos grãos da região. O prefeito de Santa Filomena estuda decretar situação de emergência no município.


Casos Covid

Foram registrados 85 casos confirmados e um óbito por Covid no Piauí, nas últimas 24 horas, segundo dados do boletim epidemiológico divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde. Dos 85 casos confirmados, 44 são mulheres e 41 são homens com idades que variam de 3 a 89 anos. Um homem de 71 anos, de Patos do Piauí, morreu.


Afastamento temporário 

O ministro-chefe da Casa Civil da Presidência da República, Ciro Nogueira, pediu afastamento temporário do cargo. O ministro se afastou desde quarta (12) e seguirá até segunda-feira, 17. São três dias de férias, considerando apenas os dias úteis.


Atuação de quadrilha

A Delegacia de Polícia Interestadual (Polinter) estourou um ponto de adulteração de veículos no bairro Colorado. Cinco pessoas foram presas em duas casas, onde foram encontrados materiais como placas, documentos falsificados, máquina de solda, furadeira e lixadeira. Os policiais também encontraram documentos em brancos que haviam sido furtados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PI).


Sistema off line

Os usuários do Detran-PI denunciam que desde dezembro de 2021 não conseguem realizar serviços relacionados ao Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam), transferência e documentação de veículos. O sistema está fora do ar. A direção do Detran-PI afirma que os serviços podem ser realizados normalmente e isso tem irritado ainda mais os usuários que tentam, tentam, e não conseguem nada.


À disposição

O prefeito Dr. Pessoa informou que o superintendente da SAAD Sudeste, Zé Nito, entregou o cargo.  Ele é vereador pelo MDB e, segundo o prefeito, ele estaria seguindo as orientações do “patrão dele”, deputado estadual Themístocles Filho. O deputado rebateu alegando que os cargos são do prefeito e ele pode exonerar quem quiser a qualquer tempo. O MDB tem vários cargos indicados na administração municipal.


Desapeando

Com a possibilidade do prefeito Dr. Pessoa deixar o MDB e se filiar a outro partido, alguns nomes do emedebê devem deixar a administração municipal. Os gestores James Guerra (SAAD Leste – ligado ao deputado João Madison),  a secretaria do Meio Ambiente, Betinha Sá (esposa do deputado Henrique Pires),  o secretário de Desenvolvimento Rural, Ricardo Monteiro (ligado ao deputado Themístocles Filho), o superintendente da SAAD Sudeste, Zé Nito (ligado ao deputado Themístocles Filho) e a superintendente da SAAD Norte,  Ana Paula (esposa do deputado Zé Santana), além do superintendente da SAAD Sul, Juca Alves (ligado ao vereador Jeová Alencar) devem rever suas posições e podem desapear da administração municipal. Lembrando ainda que são MDBistas o presidente da Prodater, Jobson Filho e o secretário de Planejamento, João Henrique Sousa.


VOZ DO PODER

O vereador Dudu Borges desmentiu que haja um rompimento do PT com o prefeito de Teresina Dr. Pessoa. O assunto ganhou corpo depois das audiências do prefeito com o presidente Bolsonaro e que foi convidado para se filiar ao PL ou União Brasil. Dudu disse que o acordo com Dr. Pessoa foi feito com a bancada do PT e não com o partido de forma geral.



LEIA TAMBÉM

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Guia Comercial

Veja nossos Planos

Classificados

Anuncie Grátis

Publicidades

Fale Conosco