Sesapi envia adolescente para fazer transplante do coração em Fortaleza

A doença de J.V é uma miocardiopatia dilatada- uma disfunção miocárdica que provoca insuficiência cardíaca.


Sesapi envia adolescente para fazer transplante do coração em Fortaleza Foto: Divulgação Ascom

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), através do programa Tratamento Fora de Domicílio (TFD), encaminhou para Fortaleza(CE) o primeiro paciente que será submetido a um transplante de coração. J.V.N.S, de 15 anos seguiu em UTI aérea na tarde desta segunda-feira, dia 25, para o Hospital do Coração de Messejana, em Fortaleza (CE). 

Natural de Valença do Piauí, o adolescente e a família não sabiam do problema cardíaco dele. No último dia 10 de setembro deste ano, J.V passou mal depois de um jogo de futebol e descobriu uma miocardiopatia dilatada. Foi internado no Hospital Getúlio Vargas(HGV), em Teresina e os médicos descobriram a necessidade urgente de um transplante do coração. A equipe do TFD conseguiu um leito de UTI para o adolescente no Hospital do Coração de Messejana, em Fortaleza, onde fará o transplante. 

A doença de J.V é uma miocardiopatia dilatada- uma disfunção miocárdica que provoca insuficiência cardíaca. Com o problema, há predomínio de dilatação ventricular e disfunção sistólica. O paciente sente dispnéia, fadiga e edema periférico. A doença pode se desenvolver em qualquer idade, mas é mais comum em adultos com menos de 50 anos. Cerca de 10% das pessoas que desenvolvem miocardiopatia dilatada têm mais de 65 anos de idade.

J.V viajou acompanhado da mãe, a dona de casa Sandra Maria da Silva Sousa. Ele é o caçula de dona Sandra que é só emoção por ter conseguido a vaga para o transplante. “Estou confiante e com muita fé em Deus que vou voltar com meu filho pra casa. Só quero agradecer pelo empenho de todos para que a transferência dele fosse possível“ diz ela emocionada.



Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login