Piauí poderá ganhar Semana da Arte Santeira

Projeto de Lei do deputado Franzé Silva (PT) prevê instituição da data no calendário oficial do Estado.


Piauí poderá ganhar Semana da Arte Santeira Foto: Divulgação Ascom

Tramita na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) o Projeto de Lei (PL) Nº 197/2021, que institui, no calendário oficial de eventos do Estado, a Semana de Valorização da Arte Santeira, a ser comemorada na semana que compreende o dia 2 de março – data de nascimento do Mestre Dezinho.

O PL é de autoria do deputado estadual Franzé Silva (PT) e, de acordo com o proponente, tem como objetivo principal “valorizar e incentivar a produção, comercialização e divulgação da arte santeira no Piauí, bem como fortalecer a identidade cultural do povo piauiense. Afinal, a arte santeira é um dos maiores símbolos do Estado do Piauí”.


A data escolhida visa a homenagear José Alves de Oliveira, o Mestre Dezinho, um dos mais importantes artesãos piauienses, reconhecido no Brasil e no exterior. Dezinho nasceu em Valença do Piauí, a 2 de março de 1916. Trabalhou a maior parte da sua vida como carpinteiro e, em 1966, passou a esculpir imagens de Jesus e santos.

Mestre Dezinho é apontado como precursor e referência da arte santeira, atividade que envolve, hoje, mais de 150 artesãos no Estado. Além disso, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) identificou que o Piauí tem potencial para exportar arte santeira para países católicos, como Itália, França, Espanha e Polônia.



Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login