Os Ilustres Professores e Economistas Santana e Leonides Filho
O professor e economista Raimundo Nonato Monteiro de Santana e também político como prefeito eleito de Campo Maior e de onde é filho ilustre, foi quem melhor descreveu ou dissertou os aspectos do desenvolvimento econômico e social do Estado do Piauí.
E foi extremamente profundo em suas análises técnicas científicas. Não deixou de descrever nenhum desses dados necessários ao estudo e compreensão histórico do Piauí.
Os seus ilustres alunos na Universidade Federal do Piauí, Teresinha Queiroz, Felipe Mendes e Antônio José Medeiros seguiram-no os seus estudos e elaboraram livros que também representam o aprendizado de Santana. E Santana foi um grandioso mestre na economia nacional que se tornou um acadêmico, inclusive fora do Brasil, onde também exerceu o magistério com muita responsabilidade.
Além de professor na Universidade Federal do Piauí, lecionou na Universidade Federal de Brasília. Foi professor na Escola Superior de Guerra - ESG, disseminando os seus vastos conhecimentos científicos em economia e sociologia por todo o Brasil.
Convivi muito de perto com Santana. E aprendi muito com sua humildade franciscana quando representou o Piauí no seu Conselho Deliberativo da SUDENE e onde também fez pronunciamentos em defesa do Piauí, do Nordeste, e do Brasil e nos quais sempre pedia o fortalecimento da Autarquia Regional impondo, sempre, uma conduta universal pelos trabalho9s desenvolvidos pela SUDENE.
Publicou vários livros sobre economia e desenvolvimento econômico, abordando temáticas do Piauí, do Nordeste e do Brasil. Santana foi UM homem incansável em seus estudos, até se tornar uma referência pelos assuntos que marcaram a sua vida como professor e economista, e com uma conduta invejável em todos os aspectos ou sentidos.
Os seus livros e ensaios econômicos são encontrados em todos as Universidades e centros de estudos do Brasil. E adotados também nas universidades brasileiras.
Os seus alunos, especialmente o professor Antônio José Medeiros, tem pelo colega e amigo verdadeira adoração e entende que Santana é e será sempre um exemplo para todos.
Além de conviver com professor Santana, mensalmente nas suas visitadas a SUDENE, fui o seu colega na Academia Piauiense de Letras – APL onde também deixou sua proeminente marca e referência como acadêmico ilustre e reconhecido e respeitado pelos seus pares. Falava praticamente em todas as reuniões e sempre abordando temas atuais e profundos. E falava, como sempre, com muita elegância. Era um purista em tudo que fazia.
E, quando Santana falava, todos os ouviam com muita atenção porque trazia novidades ao colegiado e marcando ou abordando fatos grandiosos da economia do Brasil e do mundo. E tudo com muita simplicidade, humildade, e inteligência transparente.
O dr. Leonides Alves da Silva Filho, também ilustre piauiense e professor, além de substituto de Santana no Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Piauí e depois na futura Secretaria de Estado do Planejamento.
Diria que Leonides e Santana foram uma dupla igual em tudo. Pois, enquanto Santana sobressaiu-se no Piauí, o dr. Leonides foi Superintendente Adjunto da SUDENE, professor e pro-reitor da Universidade Federal de Pernambuco. Fez várias viagens ao exterior e professor convidado de Universidade no exterior, como Santana.
O dr. Leonides era também advogado e jornalista, sendo uma referência ilustre no jornalismo piauiense, tendo sido funcionário da TV Clube e era um comentarista político culto e sereno.
Portanto, registro aqui, o nome e a qualificação profissional desses dois ilustres piauienses; Santana e Leonides, que se igualam em conduta, qualificação, conhecimento e sabedoria e ambos também exemplos para novas e futuras gerações no Piauí, em Pernambuco e no Brasil.
Magno Pires é membro da Academia Piauiense de Letras-APL, advogado da União (aposentado), Ex-Secretário de Administração do Piauí e ex-presidente da Fundação CEPRO, professor, jornalista e ex-advogado da Cia. Antárctica Paulista (hoje AMBEV) por 32 anos consecutivos, atual Diretor-geral do Instituto de Saneamento Básico do Estado do Piauí.


