Luciano Coelho

MPPI e TCE convocam população para fiscalizarem aplicação do dinheiro público


MPPI e TCE convocam população para fiscalizarem aplicação do dinheiro público

O Ministério Público, em parceria com o Tribunal de Contas, convoca a população para ajudarem a fiscalizar as obras e a aplicação do orçamento público. Segundo o promotor de Justiça, Flávio Teixeira de Abreu Júnior, essa fiscalização é uma das formas de proteção e de defesa do patrimônio público. Nessas ações de fiscalização também devem ser observadas a qualidade dos serviços realizados em obras públicas. “Já temos ações em tramitação no Ministério Público de várias obras realizadas que todo ano consertam estradas, consertam escolas, e não duram mais. E, além disso, têm várias obras inacabadas. O problema é que a resposta da Justiça é lenta e, nem sempre penalizam o mau gestor”, adiantou o promotor. Para essa discussão, o TCE e o MPPI convidam a população para fiscalizarem e acompanharem a aplicação do dinheiro do orçamento. O evento acontece no auditório do TCE-PI no dia 20, a partir das 9 horas. “É melhor prevenir do que remediar”, adiantou Flávio Teixeira.

Sem saneamento

Segundo um levantamento, somente 0,38% da receita corrente liquida do poder público é utilizada em obra de saneamento básico. Vale lembrar que esse tipo de investimento reflete diretamente nos gastos com a saúde pública. Os políticos consideram que são obras que não dão voto, porque ficam enterradas e não estão à vista.

Lei frouxa

Os próprios membros do Ministério Público consideraram que afrouxaram a legislação eleitoral permitindo várias ações sob o título de pré-campanha, o que beneficia a poucos, sobretudo a quem detém o poder econômico. Na avaliação dos promotores, a lei eleitoral deve ser melhorada nesse sentido, até porque a campanha está em andamento e de forma escancarada.

Intolerância

A proteção de vidro que protege a imagem de Iemanjá, na avenida Marechal Castelo Branco, a foi quebrada a pedradas. Depois disso, os representantes dos Povos de Terreiros do Piauí procuraram a polícia para registrar um Boletim de Ocorrência por intolerância religiosa. A imagem antiga era uma representação de uma pessoa branca, e agora é de uma pessoa negra, mas as duas sofreram ações de vândalos.

Periculosidade

Um idoso cego caiu num bueiro aberto numa calçada na Avenida Miguel Rosa, na zona Sul de Teresina. Ele teve escoriações e foi socorrido pelos Bombeiros e levado a um hospital. Segundo informações da polícia, o bueiro estava aberto porque alguns criminosos abriram para roubarem a fiação de cobre e deixaram o bueiro sem tampa.

Renovação 

A executiva do MDB realizou a tradicional reunião do partido na sede do partido, às segundas feiras. Nesse encontro foi renovado o mandato dos dirigentes do partido. O senador Marcelo Castro continua a frente do MDB em nível estadual. O deputado estadual João Madison também permanece como o líder do partido na Assembleia Legislativa.

Insegurança alimentar

Cinquenta e um prefeitos assinaram um termo de cooperação com o governo do estado para combater a fome das crianças de baixa renda. O Governo está disponibilizando R$ 8 milhões para as ações contra a insegurança alimentar e a promoção social. O evento contra a desnutrição infantil aconteceu no Palácio de Karnak. No Piauí, segundo dados do IBGE, 42% dos domicílios do Piauí tem registro de insegurança alimentar e é o 5º maior indicador do país.

VOZ DO PODER

O mandato de ministro dos Esportes do deputado federal maranhense André Fufuca está por um fio. O presidente nacional do Progressistas, senador Ciro Nogueira, afirmou que nesta semana vai reunir a bancada de deputados federais e de senadores para fechar questão contra pelo menos três propostas do governo federal em tramitação no Congresso. Ciro disse que o PP vai votar contra, nem que para isso, precise entregar os ministérios ou outros cargos que o partido tiver no Governo.





LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login