Luciano Coelho

MPT investiga denúncias de trabalho escravo doméstico em Teresina, Picos e Parnaíba

Só na cadeia da carnaúba de 153 trabalhadores, 83 deles estavam em condição semelhante a escravos no ano passado e foram resgatados numa ação do Ministério Público do Trabalho com os parceiros

Ministério Público do Trabalho / foto: Bruno Paz - Teresina Diário
MPT investiga denúncias de trabalho escravo doméstico em Teresina, Picos e Parnaíba

O Ministério Público do Trabalho informou sobre uma lista com 34 empresas ou empregadores que sujeitam as pessoas à condição análoga à escravidão. Segundo o Procurador do Trabalho, Edno Moura, as pessoas são exploradas principalmente na cadeia da carnaúba, em pedreiras para a extração de paralelepípedo e na produção de grãos, sobretudo na limpeza de áreas de áreas para o plantio. Outra vertente é o trabalho doméstico onde o MPT está investigando várias denúncias de pessoas em situações degradantes em Teresina, Parnaíba e Picos. O procurador confirmou que existem várias investigações em andamento sobre trabalho doméstico análogo à escravidão por falta de remuneração, jornada exaustiva, retenção de documentos, dívidas inexplicadas ou situação degradantes no trabalho. Edno Moura frisou que o MPT tem recebido denúncias que são investigadas e apuradas para ver a fundamentação e a adoção das medidas cabíveis. No ano passado, o estado do Piauí foi o segundo do país no número de trabalhadores resgatados nessa situação. Só na cadeia da carnaúba de 153 trabalhadores, 83 deles estavam em condição semelhante a escravos no ano passado e foram resgatados numa ação do Ministério Público do Trabalho com os parceiros.

Prova de vida

Os 6.500 aposentados e pensionistas da Prefeitura de Teresina terão que fazer a prova de vida no Instituto de Previdência do Município de Teresina (IPMT). O presidente do IPMT, Kennedy Glauber, disse que esses servidores devem fazer no mês do aniversário, mas quem aniversariou nos meses de janeiro, fevereiro e março poderão fazer isso até o final do ano, mas ele pede que possam se antecipar nesse procedimento.

Abertura de comportas

A Chesf e a Defesa Civil colocaram em alerta os municípios ribeirinhos ao Rio Parnaíba informando que estarão liberando as águas da barragem de Boa Esperança, em Guadalupe, é que vão aumentar ainda mais o nível das águas no Rio Parnaíba. O alerta foi para retirarem as famílias das áreas consideradas de risco e sujeitas a alagações.

Cota de alerta

O nível das águas dos rios Longá e Marathoan subiu e está em cota de alerta. Por conta disso as cidades ribeirinhas foram alertadas para retirarem as famílias das áreas de risco nessas regiões ribeirinha e sujeitas as enchentes. 

Fichas sujas

O Tribunal de Contas do Estado divulgou a lista de 758 gestores ou ex-gestores que não poderão disputar mandato eletivo, porque figuram numa lista de inelegíveis por irregularidades na administração pública. A relação tem 36 páginas e nomes que se repetem até dez vezes. Esses são os considerados fichas sujas.

Da situação para oposição

O vereador Gustavo Gaioso assumiu a SAAD Leste e, recentemente, deixou a pasta, mas não vai se candidatar e buscar uma reeleição, ele deixou a SAAD para se integrar à coordenação da campanha do deputado estadual Fábio Novo, que é adversário do prefeito de Teresina, Doutor Pessoa. Gustavo saiu da SAAD diretamente para a coordenação do candidato petista.

Nova pasta

O governador Rafael Fonteles está interessado em criar mais uma secretaria no Governo do Estado, a de Inteligência Artificial e Desenvolvimento Digital. A proposta já foi encaminhada para a Assembleia Legislativa e já vazou o nome do próximo secretário. Trata-se do professor da Universidade Federal do Piauí, André Macedo, doutor em Engenharia de Computação. 

VOZ DO PODER

A partir de maio, o Governo do Estado deixará de descontar os 15% nos contracheques dos comissionados. A medida tinha sido adotada depois da queda de receita e para manter o equilíbrio financeiro do Estado. O secretário da Fazenda, Emílio Júnior, confirmou a suspensão da dedução dos valores dos salários. “Já obtivemos o efeito desejado na busca do equilíbrio das finanças”, frisou o secretário.





LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login