Katya D'Angelles

Piauí tem mais de 50 pesquisas no primeiro trimestre

Estão hoje registradas junto ao Tribunal Regional Eleitoral do Piauí 52 consultas de institutos sobre a eleição municipal de outubro. O maior número de registros está na capital, um total de 11 pesquisas. Sendo a última delas registrada no último dia 29. Entre pesquisas registradas e não registradas estão os nomes que deverão ainda ser divulgados como candidatos apoiados pelo governador Rafael Fonteles em cidades onde não há ainda candidaturas de oposição, a exemplo do município de Gilbués, onde um nome ainda não foi definido.

Homenagem
O farmacêutico Cléber Casemiro da Silva recebe na próxima segunda-feira (8) o título de Cidadão Piauiense na Assembleia Legislativa do Piauí. A homenagem foi proposta pelo deputado Marden Menezes (Progressistas).  Entre outras razões da homenagem está o fato de que durante vários anos ele prestou serviços ao município, sendo o único profissional das análises clínicas na região.


Barragens
Enquanto admirávamos a sangria da barragem Bacurau no Rio Grande do Norte aqui no Piauí água se desperdiça pelo rompimento de barragens. As chuvas fizeram sua parte no semiárido não ter onde a água ser armazenada ou barragens sem condições de receber a quantidade água que caiu do céu é um problema da falta da má gestão. A realidade de se ter abastecimento em caminhão pipa em meio a tanta chuva caindo no sertão diz muito sobre o quanto ainda se tem que avançar na política de convivência com a seca no Piauí.


Isoladas
Há localidades em situação de isolamento por conta das chuvas e condições de estradas. No município de Caridade a situação de isolamento já atinge várias comunidades onde nem motocicletas conseguem seguir. Segundo o prefeito, Toninho de Caridade (PT) para acessar algumas comunidades é preciso seguir mais de 60 quilômetros indo até outro município.


Emergência
Estão em situação de emergência, oito cidades, mas com reconhecimento apenas as cidades de Caridade, Massapê e Itainópolis. A informação é do presidente da APPM (Associação Piauiense de Municípios), prefeito de Caridade, Toninho de Caridade.


Data para julgamento
A decisão sobre o litígio de terras entre Piauí e Ceará deve sair em maio. A expectativa é da PGE (Procuradoria Geral do Estado). A ação que tramita no STF (Supremo Tribunal Federal) deve definir a qual dos dois estados pertencem a faixa de terra com 14 municípios cearense. A ação tramita no STF desde 2011. Do lado da PGE a crença é de que um laudo do Exército concluído no final de março deve embasar decisão favorável ao Piauí. Caso a decisão do STF seja favorável ao Piauí, será devolvida ao Estado uma área de cerca de 3 mil quilômetros quadrados.

Desconto
O prazo final para pagamento do IPTU Teresina com desconto de 12%  termina nesta sexta-feira.  o contribuinte deve acessar o site da prefeitura, através do link https://iptu.teresina.pi.gov.br/, e, munido do seu CPF ou CNPJ e da inscrição imobiliária do seu imóvel, imprimir o DATM ou visualizar o QR Code e o PIX para efetuar o pagamento.



 


 





LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login