Luciano Coelho

Senadores acabam com a saidinha de presos em datas comemorativas


Senadores acabam com a saidinha de presos em datas comemorativas

Os senadores aprovaram ontem o projeto de lei que muda a Lei de Execução Penal sobre a saída dos presos para feriados e datas comemorativas. A base do governo foi liberada para votar, mas, a princípio o governo pretendia vetar o projeto que foi relatado pelo senador Flávio Bolsonaro (PL) do Rio de Janeiro. O voto foi liberado, porque já existia um entendimento da maioria para a aprovação da proposta. Essa proibição da saidinha dos presos já tinha sido proposta antes e já tramitou na Câmara dos Deputados. Como houve algumas alterações, o projeto deve voltar a ser apreciado pelos deputados federais. Os presos que estão no regime semi-aberto podem sair para estudar fora da prisão. Atualmente os presos com bom comportamento e na progressão de regime podem sair até cinco vezes ao ano. A reclamação é que boa parte sai nesse benefício e volta a cometer crimes durante esse período. Na prática, o texto extingue a liberação temporária de presos em datas comemorativas e feriados. O texto, aprovado com 62 votos favoráveis, dois contrários e uma abstenção. Agora voltará para a análise dos deputados.

Povo dobrado

A população em situação de rua em Teresina cresceu 100% nos últimos três anos, segundo levantamento da Pastoral do Povo de Rua. A Secretaria Estadual de Assistência Social (SASC) instalou uma comissão para desenvolver políticas públicas para pessoas em situação de vulnerabilidade.

Atendimento

O Consultório de Rua, que tem uma equipe multidisciplinar, atendeu cerca de 1.500 pessoas em Teresina. Entre os fatores que tem causado o aumento está o desemprego. Mais de 75% das pessoas que buscam atendimento estão inscritas no programa Bolsa Família ou são dependentes químicos ou viciados em álcool.

Monitoramento

São 27 barragens sendo monitoradas pela Semarh. Quatro estão sangrando e estão com a capacidade máxima de reservamento de água como as de Pedra Redonda, Corredores, Conceição do Canindé e Valença.  O monitoramento está sendo feito para as providencias necessárias, segundo Igor Klaus, diretor de Planejamento e Segurança Hídrica da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

Vídeo monitoramento

Pelo menos 146 escolas públicas serão monitoradas por câmeras de segurança, sendo 18 delas em escolas de Parnaíba. O projeto da Secretaria de Educação do Governo do Estado objetiva dar uma solução para problemas recorrentes utilizando a segurança eletrônica para captura e gestão de imagens.

Hidrogênio Verde

O governador Rafael Fonteles vai falar sobre a atualização do Projeto de Hidrogênio Verde hoje à tarde juntamente com o empresário Pedro Váquer, do grupo Solatio, que pretende se instalar na zona de processamento de exportação em Parnaíba.

Importunação

Um funcionário terceirizado do Hospital do Satélite foi afastado das funções a pedido da Fundação Municipal de Saúde. Ele foi acusado de importunação sexual a uma adolescente de 13, que acompanhava a mãe, que está internada no hospital. O homem tentou beijá-la  à força quando ela ia ao banheiro. Ele foi levado para a Central de Flagrantes e o caso é acompanhado pelo Conselho Tutelar.

VOZ DO PODER

O secretário de Justiça do Piauí, Coronel Carlos Augusto, disse que o principal fator que causou a fuga de 17 detentos da penitenciária Dom Abel Alonso Núñez, em Bom Jesus, foi falha humana. Quatro foram recapturados. O governador Rafael Fonteles exonerou a diretora da penitenciária de Bom Jesus, Denyse Costa e Silva.  "Com certeza, pelas imagens que temos, pela nossa apuração prévia, foi negligência do plantão. A fuga durou cerca de duas a três horas. Foram várias celas, o que nos leva a crer que foi isso. Nós determinamos uma apuração através de uma sindicância. Solicitamos ao Secretário de Segurança um delegado especial para apurar exclusivamente esse fato", comentou o secretário.





LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login