Luciano Coelho

Campanha contra aftosa será prorrogada para alcançar o índice de vacinação

O Piauí tem sido área de livre comercio dos animais por vacinação


Campanha contra aftosa será prorrogada para alcançar o índice de vacinação

O gerente de Defesa Animal da Adapi, Idílio Moura, informou que a campanha de vacinação contra a febre aftosa será prorrogada por mais 30 dias no Piauí. O Estado não atingiu o mínimo necessário de vacinação. De um rebanho de 1,8 milhão de cabeças, apenas 650 mil foram vacinados até agora. Ou seja, um terço do rebanho foi imunizado.

Em 2022, o Piauí teve 94% do rebanho vacinado. E desde de 1997 não se tem registro de animais de cascos fendidos contaminados por febre aftosa, devido a uma parceria entre o poder público e o privado.

O anúncio deve ser feito ainda hoje. Idílio Moura frisou que os animais de mamando a caducando devem ser vacinados e o número ainda é bem distante do esperado. Os sintomas são, principalmente, feridas e perda de peso.

O Piauí tem sido área de livre comercio dos animais por vacinação e para permanecer assim precisa alcançar os índices mínimos de vacinação, por isso, a campanha vai ser prorrogada. Hoje, 31 de maio, seria o último dia do prazo para a vacinação contra a febre aftosa.

Ressurreição

Um caso de ressurreição no hospital do Satélite. Segundo informações, um médico, filho de duas autoridades, teria atestado a morte de um paciente e chegou a informar para a família. Um médico, mais experiente, foi averiguar a situação e atestou que o paciente continuava vivo. Tiveram que rever todo o procedimento do protocolo para morte de paciente.

Refis da PMT

Os contribuintes em débito com a Prefeitura até 15 de dezembro de 2022 tem até hoje (31) para renegociar as dívidas com descontos de até 100%, para quem pagar à vista, em juros e multas, e 50% da atualização monetária. Para pagamento a prazo, os descontos podem chegar a 80%, de acordo com o número de prestações. As dívidas são com IPTU, ISS, ITBI, taxas e multas das SAADs ou Secretaria do Meio Ambiente.

Malha fina

A Receita Federal ainda aguarda os 30 mil retardatários para apresentarem a declaração do Imposto de Renda e prestar contas com o Leão. Quem perder o prazo está sujeito ao pagamento de multa de 1% ao mês e R$ 165,00. Se não pagar em 30 dias terá a aplicação de juros e mora e o CPF pode ficar irregular. E ainda poderá ser acusado de sonegador.

Mulas profissionais

As irmãs Ingrid da Silva Castro e Agatha da Silva Castro presas no aeroporto de Guarulhos tentando embarcar para Paris com capsulas de cocaína no estômago, já fizeram outras viagens ao exterior, de curta duração. O juiz federal decretou a preventiva delas dizendo que são mulas profissionais para transportar drogas para o exterior. As viagens são incompatíveis com a situação econômicas das duas.

Cidadão do mundo

O governador Rafael Fonteles fará duas viagens internacionais nomes no mesmo mês. Agora, neste mês de junho, o governador e uma comitiva viajam para Europa: Espanha, Suécia, Alemanha e Inglaterra. Eles vão no dia 8 e retornam no dia 18. Já no dia 27, Rafael Fonteles viaja novamente para a Itália, para uma audiência com o Papa Francisco. As solicitações para as duas viagens foram encaminhadas e autorizadas pela Assembleia Legislativa.

Desviado

O filho do ex-deputado estadual Fernando Monteiro, Lauro Alberto Monteiro, foi preso pela Polícia Civil por fraude com o uso de cartões de crédito em golpes aplicados em restaurantes de comida oriental em Teresina. A polícia prendeu cinco pessoas e com uma delas algumas plantas de maconha cultivadas em estufa dentro de casa. Fernando deve estar se revirando no túmulo.

VOZ DO PODER

“Lembrando que os contribuintes podem quitar suas dívidas com descontos e facilidades que o Refis oferece e ficar em dia com o fisco”, informou o secretário municipal de Finanças, Admilson Brasil,  dizendo que essa é uma oportunidade ímpar  para os contribuintes para renegociarem suas dívidas com o fisco municipal.





LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login