Sua Saúde

Problemas respiratórios: climatizador de ar pode ser um aliado no combate às crises

A baixa umidade do ar é um dos motivos que pode colocar em risco o funcionamento das vias nasais


Problemas respiratórios: climatizador de ar pode ser um aliado no combate às crises

Mais de 40% dos brasileiros sofrem de problemas respiratórios - como por exemplo rinite e asma -, de acordo com o Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope). Embora as doenças respiratórias sejam prejudiciais para a saúde, no dia a dia é possível ter cuidados que podem reduzir as chances de crises. No Piauí, as altas temperaturas perduram na maior parte do ano, por isso estabelecer uma rotina de ações positivas que auxiliem no combate e tratamento dessas doenças é importante.

A baixa umidade do ar é um dos motivos que pode colocar em risco o funcionamento das vias nasais. Para evitar que isso ocorra, uma dica é: em casa ou no trabalho, deixar o ar umidificado, função que pode ser exercida por um climatizador de ar. Diferente do ar condicionado, ele não refrigera, mas refresca o ambiente, pois ajuda a reduzir a sensação de calor, sendo, assim, um forte aliado em períodos de altas temperaturas. 

O gerente de uma loja de refrigeração, Roger Aleckson, destaca que é alta a procura por quem sofre de rinite ou sinusite, principalmente, e que, dependendo do modelo, o aparelho pode ajudar a diminuir o ressecamento das vias aéreas. “Alguns deles têm a função 'ionizador', que elimina microrganismos prejudiciais à saúde, como fungos e bactérias. Em alguns casos, ele pode ser mais benéfico que o ar condicionado", pontua Roger Aleckson.


Funcionamento

Basicamente, alguns modelos de climatizadores funcionam da seguinte forma: o ar externo, após puxado, passa por um reservatório de água e depois é devolvido ao cômodo de forma mais fresca. Ainda dependendo do modelo do equipamento, ele tem a função de ventilar, aquecer e filtrar o ar.


Vantagens

Uma das vantagens de ter esse aparelho em casa ou no trabalho é que boa parte não tem a necessidade de ser instalado por um técnico, além de ser uma alternativa eficaz, tendo em vista que o climatizador pode ter várias funcionalidades. Somado a isso, o equipamento também é econômico, se comparado a um ar condicionado, e, ainda, proporciona benefícios para quem sofre de problemas respiratórios.





LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login