Katya D'Angelles

Rafael Fonteles fará nova viagem oficial à Europa


Rafael Fonteles fará nova viagem oficial à Europa


Foi lido hoje (30) pelo presidente da Assembleia Legislativa, Franzé Silva (PT), o pedido de autorização para viagem oficial do governador Rafael Fonteles (PT) para a Europa. O governador deve se ausentar do país por pelo menos 13 dias entre os dias 8 e 18 de junho e depois entre os dias 27 e 30 de junho. Rafael irá à missão oficial para Espanha, Alemanha, Suécia, Inglaterra e Itália.

Emendas parlamentares
Já está tramitando no Legislativo do Piauí o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias 2024. Entre outras definições, a proposta estabelece os critérios para a elaboração das emendas parlamentares e de suplementação ao orçamento. A tramitação da LDO deve ser concluída até o final do mês de junho. O relator do projeto é o deputado Henrique Pires (MDB). 

Imposto de renda
O prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda 2023 termina amanhã (31). No Piauí, dos 312 contribuintes, mais de 40 mil ainda não declararam seus rendimentos ao Leão.  Conforme a Receita Federal, até o início da manhã desta segunda-feira (29), mais de 33,2 milhões de declarações haviam sido entregues. A expectativa é de que 39,5 milhões sejam entregues até o prazo final, que é o dia 31 de maio. 

Fim do voto secreto
O plenário da Assembleia aprovou nesta terça-feira (30) requerimento que põe o fim ao voto secreto para a outorga de título de cidadania piauiense a homenageados. O requerimento foi aprovado por unanimidade. 

Economia
Mais de 1,3 milhão de empresas foram abertas no Brasil entre janeiro e abril de 2023. O tempo gasto para a abertura dessas empresas foi, em média, de 1 dia e seis horas, segundo o Mapa de Empresas – documento elaborado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) em parceria com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). 

CNPJ ativos
Conforme o documento, de janeiro a abril deste ano 1.331.940 empresas foram abertas no Brasil. Com isso, há, no país, um total de 21 milhões de CNPJs ativos. Deste total, 93,7% são de microempresas ou empresas de pequeno porte. Ainda segundo o estudo, 736.977 CNPJs foram encerrados no primeiro quadrimestre do ano. Com isso, o saldo ficou positivo, em 594.963 empresas.


Vacinação
O Governo Lula tem o desafio de resgatar no país a costume e a crença na vacinação em massa. O declínio da imunização no Brasil é mais antigo que a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro, mas durante seu Governo ganhou força com negacionismo a Ciência e a eficácia das vacinas. Em março deste ano, por exemplo, foi divulgado estudo mostrando que o  Brasil está abaixo da meta de vacinação do HPV. 

Cobertura vacinal
O estudo da Fundação do Câncer mostrou que Em todo o Brasil, a cobertura vacinal da população feminina entre 9 e 14 anos alcança 76% para a primeira dose e 57% para a segunda dose. A adesão à segunda dose é inferior à primeira, variando entre 50% e 62%. A atual campanha contra a gripe já conseguiu imunizar 40% do público alvo. 






LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login