Juiz manda intimar o assassino de estudante da UFPI sobre o julgamento
O juiz ainda não divulgou em que data vai se dar o julgamento do acusado

O juiz Antônio Noleto mandou intimar o ex-estudante de mestrado em Matemática da UFPI, Thiago Mayson da Silva Barbosa, pela prática de homicídio qualificado, vilipêndio a cadáver, estupro de vulnerável e fraude processual. Com isso, Thiago Mayson foi pronunciado sobre os crimes e vai para julgamento no Tribunal do Júri. Ele foi acusado de matar a estudante de Jornalismo Janaína da Silva Bezerra, no dia 28 de janeiro dentro de uma sala de aula na UFPI. Thiago Mayson está preso, foi renovada a prisão preventiva dele e ele foi intimado pelo oficial de Justiça Máercio Maia dentro do presidio de Altos, onde ele está preso aguardando o julgamento. O juiz ainda não divulgou em que data vai se dar o julgamento do acusado no Tribunal Popular do Júri.
Transparência
Numa avaliação nacional o estado do Piauí ficou na posição de antepenúltimo em relação a transparência e governança, numa comparação com os outros estados. Neste mesmo ranking, a Assembleia Legislativa do Piauí ficou na 3ª de pior colocação, nesse quesito de combate à corrupção, em dados levantados desde 2021, alegando a falta de transparência e falta de governança.
Show cancelado
O cantor Seu Jorge cancelou o show que faria durante o Festival de Inverno de Pedro II, no período de 8 a 11 de junho. Ele alegou problemas para conciliar as agendas. O festival ainda conta com outros artistas nacionais como Frejat, Os Gilsons, Chico César, Anavitória e Duda Beat, além das atrações locais.
Paralisação do atendimento
Os médicos realizaram um protesto contra a transferência da administração de hospitais estaduais para entes privados. Os serviços ambulatoriais foram paralisados. Somente os atendimentos de emergência e urgência foram mantidos. O governador Rafael Fonteles informou que o processo de transferência de administração já se iniciou para pelo menos quatro unidades de saúde, que passarão a ser geridas por organizações sociais (OS) em Teresina, Campo Maior e Parnaíba.
Moradores de rua
O número de moradores de rua e também de dependentes químicos vivendo nas ruas de Teresina, principalmente no centro, aumento sensivelmente. Os lojistas e moradores estão deixando os imóveis devido à falta de segurança. O aumento foi de mais de 50% nos atendimentos à moradores de rua e a população que precisa de amparo.
Recadastramento
O prazo para o recadastramento dos servidores públicos municipais da Prefeitura de Teresina termina nesta sexta-feira. Todos os servidores de como, os dos demais órgãos da Prefeitura de Teresina devem preencher o formulário online, disponível em https://servicos.teresina.pi.gov.br/recadastramento/portal.
Prazo
Segundo a Prefeitura, quem não fizer o recadastramento, que é anual e obrigatório, pode ter o pagamento suspenso, além de sofrer outras sanções administrativas. O procedimento vai sistematizar o quadro de pessoal a partir das demandas dos setores e manter uma política de atualização permanente dos dados na gestão pública.
Manutenção do acordo
A eleição do deputado Severo Eulálio para assumir a presidência da mesa diretora da Assembleia Legislativa do Piauí está ameaçada. Uma decisão do ministro Dias Toffolli num questionado da mesma natureza da Assembleia Legislativa de Tocantins, compromete o princípio da contemporaneidade da eleição.
VOZ DO PODER
“A Secretaria de Segurança Pública, através da PC, FEISP e PM, deflagrou, na manhã desta sexta-feira (26), a Operação “Todo Carnaval Tem Seu Fim”, nas cidades de Barras, Boa Hora e José de Freitas, região Norte do estado. Durante a operação foram apreendidas drogas, celulares, motocicletas clonadas e roubadas e produtos provenientes de roubos, foram presos 7 homens e 5 mulheres.”, relatou o secretário de Segurança Pública, Chico Lucas, de mais uma operação policial e, desta vez, com um nome inusitado.