Katya D'Angelles

Republicanos: eleição na capital definirá rumos do partido


Republicanos: eleição na capital definirá rumos do partido


Essa é uma das preocupações do partido que está se antecipando com a disputa eleitoral de 2024 e especialmente pela Prefeitura de Teresina onde Dr. Pessoa, hoje o seu maior líder, buscará a reeleição. Na avaliação do deputado estadual Gessivaldo Isaías as ações tomadas com vias de fortalecer a sigla, criando uma base de apoio para o prefeito terão reflexos não só na eleição de 24, mas também na disputa estadual, “uma vez que é com a eleição de prefeitos e vereadores que o partido cria robustez”, avalia o deputado. O prefeito fez trocas recentes no seu secretariado com  o intuito de manter uma base fiel para o processo eleitoral. Para alguns as mudanças foram precipitadas porque tiraram nomes como o dos vereadores Fernanda Gomes (Solidariedade) e do vereador Venâncio Cardoso (PSDB) do apoio ao prefeito, mas dentro do Republicanos,  pensando em 2026,as mudanças foram  bem recebidas.  

Dinheiro para saúde
O deputado estadual Aldo Gil, do Progressistas, fez um alerta importante aos prefeitos do Piauí em relação as novas regras de divisão dos recursos do ICMS entre saúde e educação.  Segundo o deputado, que já foi secretário municipal de saúde, pelas novas regras diante da nota média que as gestões recebem, o valor de recursos para a Saúde poderão diminuir em pelo menos 80% das cidades, pois no índice adotado como referência de nota para a distribuição, a maioria das prefeituras alcança nota 5.


Ministro efetivo 
O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Nunes Marques Tomou posse na manhã desta quinta-feira (25) como ministro efetivo do TSE (Tribunal  Superior Eleitoral). Na mesma solenidade a ministra Carem Lúcia foi empossada como vice-presidente do Tribunal.  Nunes Marques faz parte dos ministros procedentes do Supremo Tribunal Federal (STF) e já integra o TSE na condição de substituto desde 31 de agosto de 2021. Na semana passada (17), foi eleito pelo Plenário da Suprema Corte para o cargo efetivo.

Parnaíba
Com muitos nomes postos para a disputa e com apenas duas estruturas fortes disponíveis, a da Prefeitura e a do Governo do Estado, ao veteranos da cidade já definem que no final  só sobraram dois grupos. O interessante da disputa do segundo maior colégio eleitoral é de que exatamente os vários nomes que despontam estão dentro das duas estruturas. E um deles é o nome da esposa do deputado federal Florentino Neto, Flaviana Veras. Para Florentino a aglutinação de forças é a palavra de ordem e segundo ele sua trajetória demonstra que isso é possível. “Acho que o que facilita o diálogo é o fato de eu e a Flaviana termos feito política até aqui sempre respeitando a todos e buscando nos pautar por aquilo que é importante para o nosso povo”, afirma.   




Mais carros nas ruas
O presidente Lula anunciou um pacote de incentivos à aquisição de veículos. O plano do Governo é fazer baixar o preço dos carros considerados populares em até  10,96% através de cortes de impostos. Medida importante já que hoje no Brasil o veículo considerado popular de menor valor custa em média R$ 70 mil. O problema é que paralelo a isso o país vive uma crise sem precedentes no setor de transporte público, que está na Constituição e o Estado tem o dever de garantir, mas ao contrário de incentivos para montadoras de carros não há nenhuma preocupação em incentivar a melhoria do setor. 

Geração de emprego
Segundo o Governo Federal a medida também vai estimular um setor que responde por 20% do PIB da indústria de transformação do país e está com 50% de sua capacidade ociosa. Dentro do pacote também está previsto o estímulo para aquelas montadoras que usarem insumos de fabricação nacional. A esperança do Governo é de que os carros mais baratos no Brasil podem começar a ser vendidos por R$ 60 mil. 

Energia verde
A Holanda demonstra interesse em investir em energias renováveis no Brasil. O porto de Rotterdam também é o mais relevante ponto de entrada de bens brasileiros na Europa e destino da maior parte das exportações do agronegócio brasileiro ao continente europeu. As informações foram levadas hoje (25) para a sabatina do nome indicado para ser chefe da embaixada doo Brasil na Holanda. O nome do diplomata Fernando Simas Magalhães foi aprovado por unanimidade.






LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login