Sua Saúde

Peso e amamentação: qual a relação entre ambos no pós-parto?

Bons hábitos influenciam no processo de emagrecimento durante a amamentação


Peso e amamentação: qual a relação entre ambos no pós-parto?

A amamentação é um tema que envolve muitas dúvidas, especialmente para as mamães. Uma das principais questões está relacionada à eliminação de peso. Mas será que o emagrecimento da mãe tem relação apenas com a amamentação do bebê? É importante destacar que é natural que a mulher tenha alterações no peso durante a amamentação, assim, deve-se pensar, primeiramente, no bem-estar do corpo.

Após o parto, a produção do leite materno pode contribuir para eliminar calorias diárias. Para a Estrategista em Emagrecimento Maria Silva, as mulheres podem perder calorias desde que tenham bons hábitos. Ela ainda acrescenta que vivencia a segunda maternidade e que pratica um método para desenvolver a alimentação e manter a sua saúde no pós-parto, pois isso proporciona mais disposição para cuidar do trabalho e também da família. 

“Todo o processo de gravidez precisa ter como prioridade a saúde da mãe e do bebê.  Durante a amamentação não é diferente:  é preciso ter ainda mais cuidado, porque isso reflete diretamente na saúde da criança. Focando na alimentação sustentável e consciente no pós-parto, o emagrecimento saudável alinhado à amamentação e outros fatores, se torna uma consequência”, pontua Maria Silva.

A especialista ainda acrescenta que "para voltar ao peso anterior à gravidez, além da boa alimentação, o acompanhamento profissional com foco na manutenção da saúde faz toda diferença. O momento não é de pensar em somente quilos, mas na saúde da mamãe e do bebê", acrescenta.

Confira 3 mitos e verdades sobre peso e amamentação:

1.A mãe não perder peso significa que o leite é fraco

MITO. Todo leite materno é o adequado para cada bebê, assim, não existe leite fraco. A eliminação de peso das mães pode ter relação com vários fatores.

2.A amamentação ajuda a mulher a emagrecer

VERDADE. Durante a gravidez, a mulher forma uma reserva energética que pode ser eliminada na amamentação, período que traz vários benefícios, entre eles a perda de peso mais rápida após o parto, se a mulher tiver bons hábitos. Claro, tudo deve ser acompanhado por profissionais qualificados.

3.Não é possível a mulher engordar durante a amamentação

MITO. Durante o aleitamento o corpo da mulher gasta mais energia, o que gera mais fome. Caso a mãe não tenha uma alimentação e demais hábitos saudáveis durante o aleitamento, há, sim, a possibilidade do ganho de peso.





LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login