Magno Pires

80 prefeitos mobilizados nos 6 encontros sobre lixos e lixões (I)


80 prefeitos mobilizados nos 6 encontros sobre lixos e lixões  (I)

OInstituto de Águas e Esgotos do Piauí – IAE-PI promoveu seis encontrosregionais nos municípios de Picos, Valença, Piripiri, Oeiras, Uruçuí e São Joãodo Piauí, sensibilizando e conscientizando a sociedade piauiense; especialmenteautoridades municipais, sobre a gravíssima situação de lixos e lixões; masfalando também um pouco sobre saneamento de água e esgotos.

Entretanto, a prioridade, eramesmo discorrer sobre o lixo e lixões. E, assim, o Instituto fizera esses eventosnessas cidades, acima elencadas, com grande assistência de público. E grandiososucesso.

Contudo, iríamos avançar paraoutras regiões como Barras, Campo Maior, Castelo, Água Branca, Bom Jesus,Parnaguá e Floriano, com o objetivo de cobrirmos todo o território estadual.

Houve, no entanto, a concepçãoacertada de que teríamos que fixar em uma região e/ou município a instalação daprimeira usina biomecânica para tratamento integral do lixo, sem sobra de resíduospara enterrar.

Então, o Senhor Governador RafaelFonteles, escolheu o território de desenvolvimento dos Cocais, onde Piripiriestá inserido; porquanto foi um evento extremamente concorrido e com a presençade 14 prefeitos municipais, bem como secretários municipais do meio ambiente eprocuradores. E uma sede urbana onde diariamente são recolhidas 60 toneladas delixo; matéria-prima essencial ao funcionamento da Usina Biomecânica.

Além da escolha correta quanto àinstalação da Usina Biomecânica porque apenas Piripiri proverá quase 60% damatéria-prima necessária ao funcionamento da Usina, o restante da matéria-primavirá de um raio de 40 Km, consequentemente o essencial para mover e/oualimentar uma unidade que processará por dia, 100 toneladas de lixo, que será acapacidade instalada da futura usina biomecânica.

Por conseguinte, acertada aconstrução da unidade de Piripiri e a sua implantação, instalação efuncionamento dentro de 8 a 12 meses, partiremos para as demais regiões queforam sensibilizadas e conscientizadas para escolhermos a instalação da segundausina biomecânica; e, assim, sucessivamente em todo o Estado.

Consequentemente o Estado foidividido em regiões e cidades polos onde, nesses polos, seriam instaladas asusinas biomecânicas, certamente uma em cada polo estrategicamente selecionada acidade sede, enquanto teríamos uma outra enorme usina, possivelmente paraprocessar 200 toneladas de lixo diariamente em Teresina.

Teresina recolhe 1.600 toneladasde entulho por dia, sendo 1.000 toneladas de lixo orgânico e inorgânico e 600toneladas de podas. Além do passivo do lixão existente, na Capital, commilhares de toneladas no aterro urbano, cuja matéria-prima será tambémprocessada pela usina biomecânica, dando à mesma uma estabilidade de váriosanos de vida.

Com este cenário amplo de ações eeste planejamento coerente em todo o Piauí, teríamos alcançado quase todos os territóriosdo Piauí, neste primeiro momento, com a participação de 80 gestores municipais;Inclusive, os pontos críticos de acúmulo de lixo nos aterros de Parnaíba,Piripiri. Água Branca e Picos, além de Valença, demonstrando a nossa eficiênciaem solucionar, embora a longo prazo, o mais grave problema do Estado na área dosaneamento básico;

Especialmente lixo e lixões,refletindo à sociedade de que nossa ação está sendo corretamente aplicada e queapresentará também os resultados à solução que nos propomos executar;reafirmando, embora em longo prazo, repita-se, porém, definitiva, cuja açãotrará benefícios enormes na redução das doenças provocadas por falta desaneamento adequado.

O Instituo de Águas e Esgotos doPiauí – IAE-PI, preservará a sua política de resíduos sólidos durante toda aação exigida pelo Novo Marco Legal Regulatório do Saneamento Básico.


MAGNOPIRES é Diretor-geral do Instituto de Águas e Esgotos do Piauí – IAE-PI,Ex-Secretário de Administração do Piauí e ex-presidente da Fundação CEPRO,advogado da União (aposentado), professor, jornalista e ex-advogado da Cia.Antáctica Paulista (hoje AMBEV) por 32 anos e Vice-presidente da AcademiaPiauiense de Letras-APL.

 





LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login