Mural Diário

Gambiarras provocam riscos à vida e à funcionalidade de produtos de refrigeração

Essa prática pode ocasionar curto-circuito na rede elétrica e consequente queima de equipamentos de refrigeração, por exemplo


Gambiarras provocam riscos à vida e à funcionalidade de produtos de refrigeração

De acordo com a Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (ABRACOPEL), os incêndios por curto-circuito, que podem ser provocados por gambiarras, estão entre as principais causas de acidentes industriais e domésticos no Brasil. Além desse problema, a prática das extensões para utilizar energia elétrica de forma ilegal pode causar fuga de corrente e um grande risco para o bom funcionamento dos produtos conectados à energia, como ar condicionado, demais produtos de refrigeração, além de colocar em risco a vida dos moradores.

Para o gerente de loja de refrigeração, Roger Aleckson, o recebimento de energia de qualidade é essencial para o bom funcionamento dos equipamentos elétricos. "É necessário ter todo cuidado com os climatizadores, ar condicionados, freezers e demais produtos. Se houver alguma falha ou comprometimento interferindo no seu funcionamento, a probabilidade de ter algum problema é alta”, explica. Ele ainda acrescenta que entra também a questão da importância da utilização de boas ferramentas durante a manutenção desses equipamentos, “que é tão importante quanto não utilizar gambiarra. Isso para manter os produtos com qualidade e prolongar sua durabilidade", pontua Roger.

Importante frisar que o Nordeste lidera o ranking de acidentes fatais com choques elétricos segundo o levantamento realizado pela ABRACOPEL. As gambiarras, soluções improvisadas na rede elétrica, aumentam riscos de acidentes e estes podem afetar a segurança das pessoas que estão no ambiente. Além disso, intervenções indevidas na rede são consideradas crime descrito no artigo 155 do Código Penal Brasileiro (a pena prevista é de 1 a 8 anos de reclusão e multa). Dessa forma, é fundamental não fazer ligação de energia de forma clandestina e/ou por conta própria e apenas profissionais capacitados, habilitados e autorizados podem intervir na rede.

Além de garantir a preservação à vida, a não prática de gambiarras é essencial para evitar gastos extras com a compra de aparelhos de refrigeração que poderiam ter uma durabilidade maior se seguidas as devidas orientações. Para evitar problemas por conta de irregularidades na ligação de energia, se confirmada a existência de gambiarras, você pode denunciar aos canais de atendimento da distribuidora de energia elétrica do estado e também para a Polícia.





LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login