Sua Saúde

“Obesidade deve ser cuidada com olhar profissional focado na reeducação alimentar”, diz especialista

A obesidade vem crescendo ao longo dos anos, por isso o acompanhamento profissional e reeducação são grandes aliados do estilo de vida saudável


“Obesidade deve ser cuidada com olhar profissional focado na reeducação alimentar”, diz especialista

Reconhecida pela Organização Mundial de Saúde como uma doença crônica, a obesidade é atualmente considerada um dos principais problemas de saúde pública no mundo, em todas as faixas etárias. A doença tem potencial de causar e agravar diversas outras, como diabetes, inflamações no fígado, hipertensão arterial, além de aumentar o risco de infarto, AVC e de alguns tipos de câncer. Por isso, o acompanhamento profissional adequado é imprescindível para o controle da doença.

Dados do Ministério da Saúde, por meio do Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), divulgados em 2022, apontam que os índices relacionados à obesidade e ao sobrepeso não param de crescer. Quase seis a cada dez brasileiros estavam acima do peso em 2021, o que representa 57,25% dos entrevistados. O valor pouco mudou em relação a 2020, quando era 57,5%. Já, em 2019, era de 55,4%. Em 2021, o excesso de peso era maior entre os homens, com 59,9%. Das mulheres, 55% estavam acima do peso.

Como consequência do número de pessoas obesas nos anos, a cirurgia bariátrica tem ganhado cada vez mais popularidade no Brasil. Nos últimos 30 dias, o número de pesquisas no Google Trends por “cirurgia bariátrica” na internet atingiu um pico de buscas na plataforma. A ferramenta mede o interesse em uma determinada pesquisa por meio de uma escala de 0 a 100, sendo o maior representando o período de mais buscas por termo. 

Para a Estrategista de Emagrecimento e Fisioterapeuta, Maria Silva, os dados revelam que as pessoas têm buscado soluções para emagrecer, mas as soluções muitas vezes são invasivas e danosas à saúde. A profissional destaca que existem formas menos invasivas de emagrecer de forma saudável. “A obesidade é uma doença que cresce assustadoramente. As pessoas buscam formas de emagrecer, tratamentos rápidos, dietas, remédios e até cirurgia são cogitados, mas a opção mais saudável e menos invasiva deve ser o foco da questão. Além disso, o pior é que muitas pessoas até emagrecem, mas voltam a ganhar peso pouco tempo depois devido aos hábitos antigos. Acredito que a obesidade deve ser cuidada com olhar profissional focado na reeducação alimentar e para além do ato cirúrgico”, ressalta.

Ainda segundo Maria Silva, o acompanhamento profissional e a mudança de rotina são fundamentais quando se deseja emagrecer, evitando assim o efeito sanfona e a frustração. “Defendemos que o acompanhamento profissional focando na reeducação alimentar, com uma rotina de atividade física e boas influências de novos comportamentos alimentares são um conjunto de ações que devem ser seguidas à risca por quem deseja emagrecer bem e com saúde”, explica.  

A reeducação alimentar, nova rotina e o acompanhamento foram cruciais para Leotina Morais conseguir emagrecer. Ela viveu 30 anos lutando contra a balança. “Tentei inúmeras dietas, mas não conseguia emagrecer. Cheguei a cogitar a bariátrica e já tinha até data marcada. Foram 30 anos sofrendo com a obesidade. Não conseguia emagrecer nenhuma grama. Ouvi falar de um programa de emagrecimento e resolvi dar mais uma chance. Dois meses depois, e sem sofrimento, consegui eliminar 16 quilos por meio da reeducação alimentar”, disse.

Confira agora cinco dicas saudáveis para começar a mudar de perspectiva e se tornar mais saudável.

Durma de 6 a 8 horas por dia;

Alimente-se de forma saudável e com alimentos frescos; 

Pratique atividades físicas diariamente;

Faça acompanhamento profissional e realize check-ups periódicos;

Evite refrigerantes e bebidas alcoólicas no dia a dia.





LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login