Katya D'Angelles

Debate sobre regularização fundiária lota teatro Alepi

Ascom Alepi/Thiago Amaral
Debate sobre regularização fundiária lota teatro Alepi

A audiência pública realizada na manhã desta quarta-feira (29) para debater o problema da regularização fundiária e de imóveis na capital reuniu mais de 500 pessoas no cine teatro da Assembleia Legislativa do Piauí. O debate foi querido pelo presidente da Casa, Franzé Silva (PT). Uma das principais reivindicações dos representantes de várias ocupações de Teresina foi a da falta de documentos para poder adquirir financiamento junto aos bancos e melhorarem suas condições de moradias. A estimativa da Polícia Militar foi de que mais de 600 pessoas passaram pelo evento, a maioria moradores de ocupações e bairros onde os processos de regularização ainda não foram concluídos. Uma comissão da Assembleia vai acompanhar o andamento dos trabalhos e propor ações junto a Prefeitura de Teresina e ao Governo do Estado. 

Três opções
O senador Ciro Nogueira, presidente nacional do PP, disse que o seu futuro político em 2026 tem três opções. Uma é ser candidato ao Governo do Piauí, a outra é ser candidato a reeleição pro Senado e a terceira é ser candidato a nada. Há uma opção que segundo ele é impossível, ser candidato a qualquer cargo por outro país. 

Inelegível
Quanto a possibilidade de a Justiça Eleitoral tornar o ex-presidente Jair Bolsonaro, inelegível, Ciro disse que isso só fará o nome apoiado por Bolsonaro um forte concorrente a Presidência da República pela oposição. Entre os nomes que o centrão, parte da direita e da extrema-direita tem defendido está o do governador de São Paulo, ex-ministro tanto da gestão Dilma como da de Bolsonaro, Tarcísio de Freitas. 

Recepção calorosa
A suplente de vereadora pelo PP, Graça Amorim, retornou à Câmara com a saída do seu colega de partido para assumir como secretário da juventude, Valdemir Virgino. Outro nome que ingressa a base é o de Roney Lustosa, do União Brasil, que agora vai dirigir a Prodater. Tanto PP como União Brasil fazem parte dos partidos de oposição ao prefeito. A expectativa da articulação política do prefeito, que está sendo liderada pelo deputado estadual, Jeová Alencar, é de que estes nomes se filiem ao Republicanos para apoiar a chapa de Pessoa em outubro de 2026.

Marcha dos prefeitos
O deputado estadual Dr. Thales Coelho (PP) esteve na Marcha dos Prefeitos que ocorre em Brasília. Com o tema “Pacto Federativo: um olhar para o futuro”, a 24ª edição da Marcha dos Prefeitos em Defesa dos Municípios, que reúne representantes do executivo de todo o país para discutir e deliberar os temas deste ano. Dr. Thales esteve reunido com o deputado federal Júlio Arcoverde e com o senador Ciro Nogueira. Além dele estiveram no mesmo encontro o presidente estadual dos Progressistas, Joel Rodrigues e dos prefeitos Marcelo Costa, Djalma Policarpo e a primeira-dama Josefina. O deputado ainda segue na Marcha dialogando com prefeitos e viabilizando emendas para o estado.



Empréstimo consignado
O Conselho Nacional da Previdência Social aprovou ontem um novo limite: 1,97% ao mês. O reajuste foi resultado de pressão dos bancos após uma redução para 1,70%. Os bancos haviam suspendido os empréstimos, mas horas depois do aumento, Caixa, Banco do Brasil, Bradesco e Santander retomaram a concessão. 

Reforma tributária
O ex-deputado federal e ex-presidente da Câmara dos Deputados que hoje é presidente executivo da confederação nacional das instituições financeiras, Rodrigo Maia, afirmou hoje (29) durante reunião do Grupo de Trabalho da Reforma Tributária que existe muita desinformação a respeito do tema no que diz respeito as mudanças de tributos e o que vai aumentar ou diminuir pros setores de prestação de serviço, por exemplo. Segundo ele, um exemplo foi a informação de que as academias iriam pagar mais tributos e ao pedir um estudo sobre alíquota única como o fato do simples estar fora. No estudo sobre a academia que ele citou, na verdade, haverá uma redução de R$ 13 milhões no pagamento de impostos. 

Aborto no Brasil
A Pesquisa Nacional de Aborto (PNA) de 2021 mostra que uma em cada sete mulheres, com idade próxima aos 40 anos, já fez pelo menos um aborto no Brasil. O levantamento realizado em novembro de 2021 ouviu 2 mil mulheres em 125 municípios. O estudo foi coordenado pela antropóloga e professora da Universidade de Brasília, Débora Diniz; pelo professor visitante da Columbia University, Marcelo Medeiros; e pelo professor da Universidade Estadual do Piauí, Alberto Madeiro.

Sem acordo
O líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), disse ontem que seus colegas vão rejeitar a proposta do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), para que as comissões mistas que analisam medidas provisórias tenham três deputados para cada senador.






LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login