Katya D'Angelles

PSB de Teresina sob novo comando e parceria


PSB de Teresina sob novo comando e parceria


Já estão adiantadas as conversas para que o PSB de Teresina tenha um novo comando e esse comando deve ficar nas mãos do suplente de vereador Nilson Cavalcante e do secretário de Planejamento, Washington Bonfim. Os dois ficariam responsáveis pela reorganização do partido na capital para ser parte da base do governador Rafael Fonteles. Com o impedimento de se lançar candidato em 2024, que a prioridade é o trabalho na Seplan, Bonfim dever ser o articular político de bastidores. E a ideia é atrair para a sigla lideranças também que já foram ligadas ao PSDB. Não custa lembra quer o PSB em 2018 foi para a oposição ao PT. Agora o governador Rafael trabalha na construção de sua própria base de partidos para além do seu, com olhos em 2026. 

Presente para Teresina
Segundo o superintendente de Transportes e Trânsito de Teresina, André Pessoa, até agosto a capital terá 300 ônibus do transporte coletivo circulando. Esse número irá aumentar gradualmente de 2m em 20 até julho e em agosto a Prefeitura já terá os 300 ônibus contando com os 150 que pretende adquirir e colocar no sistema. O plano do presente de aniversário da capital comemorado no mês de agosto foi anunciado na manhã desta terça-feira (28) durante entrevista de TV. 

Leilão de lideranças
Com tantos nomes postos já como pré-candidatos na corrida pela Prefeitura de Teresina, as lideranças políticas de Teresina já estão em franco leilão por seus apoios. Alguns dizem que é cedo demais para definir quem irão apoiar, outros já fecharam acordo cobrando o que acham devido por ele, mas a maioria acredita que o que vai definir partidos e candidatos a apoiar serão as garantias de chance de uma vaga na Câmara Municipal.

Teorias da conspiração
Nos bastidores o Impeachment do prefeito Dr. Pessoa (Republicanos) ainda em 2023 perdeu fôlego, mas a possibilidade de uma eleição indireta é, sim, ventilada. Isso ocorreria com cassação do mandato do prefeito e a realização da eleição indireta pelos vereadores da capital.  

CPI finalmente
Depois das 10 assinaturas e lida em plenário pelo presidente da Assembleia, Franzé Silva (PT), a CPI da Equatorial agora só precisa ter seus membros definidos e ser instalada para iniciar os trabalhos. Os deputados estaduais poderão convocar diretores as companhia para prestarem esclarecimentos acerca dos problemas elencados. Entre eles está a questão de ligação elétrica em projetos de abastecimento d’água construídos pelo Instituto de Águas e Esgotos do Piauí. 


Água Branca
Prefeitos de várias cidades do Piauí estão participando da 24ª edição da Marcha dos Prefeitos em Brasília. Evento organizado pela Confederação Nacional dos Municípios. O prefeito de Água Branca, Júnior Ribeiro, é um dos que estão presentes ao evento que vai até o dia 30. A marcha, considerada o maior evento político da América Latina, reúne gestores municipais para discutir demandas, buscar melhorias e recursos para os municípios.

Uruçuí
A cidade é mais uma vez parte da lista de municípios do Piauí que tiveram prisão decretada e é afastado durante o exercício do mandato. Desta vez foi o médico Wagner Coelho, do partido Progressistas. As investigações estão em âmbito do Grupo Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco). Segundo as investigações há fortes indícios de desvio de recursos públicos. No passado o ex-prefeito, Dr. Waldir também chegou a ser preso e afastado do mando também por investigações de desvio de recursos públicos. 

Reforma tributária
O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Andrade, destacou a aprovação da reforma tributária como principal prioridade do setor industrial no Legislativo. Ele participou de sessão solene no Congresso Nacional nesta terça-feira (28), para lançamento da Agenda Legislativa da Indústria deste ano.  O documento reúne 139 projetos de lei de interesse do setor industrial que tramitam na Câmara e no Senado. 

Prioridades
Entre as 12 propostas prioritárias estão, além da reforma tributária (PECs 45/19 e 110/19), o projeto que cria o marco legal do reempreendedorismo (PLP 33/20), o aprimoramento da lei do licenciamento ambiental (PL 2159/21), a regulamentação do mercado de crédito de carbono (PLs 528/21 e 3100/22), a modernização do setor elétrico e o Código de Defesa do Contribuinte (PLP 125/22). A edição de 2023 da Agenda Legislativa da Indústria contou a participação de 139 entidades empresariais no processo de elaboração, 23 a mais que em 2022.

Celular sem imposto
O Projeto de Lei 655/23 isenta o agricultor familiar, o pescador profissional e as famílias de baixa renda do pagamento do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) na compra de um celular e de um computador pessoal, por família, a cada três anos. O texto em análise na Câmara dos Deputados também prevê o custeio de eventual tarifa cobrada para conexão à internet.

Queda de braço
A pauta de Medidas Provisórias segue trancada no Congresso devido ao desentendimento entre os presidentes do Senado e da Câmara dos Deputados, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e Arthur Lira (PP-AL). Artur Lira quer que as análises das MPS voltem a ser feitas por uma comissão mista com senadores e deputados. O presidente da Câmara exige que as comissões tenham pelo menos três deputados como forma de representatividade. Se o entendimento não chegar, quem deve definir a questão é o STF (Supremo Tribunal Federal). 






LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login