Magno Pires

Audiência com o Governador Rafael Fonteles


Audiência com o Governador Rafael Fonteles

Audiênciade Monitoramento de Ações e Metas de demandas de equipamentos públicos a seremconstruídos; por isso, o acompanhamento de suas etapas intermediárias entre oinício e à finalização da obra pelo Governador Rafael Fonteles.

Acompanhara construção de obras, certamente, é o mais difícil caminho percorrido por umagente público. Ninguém gosta de ser fiscalizado, e/ou auditado

Acompanhar,fiscalizar e auditar o andamento da obra é o momento mais crucial e relevantedo agente público. Entretanto, é dever de ofício fazê-lo.

Monitoraro andamento de obras é uma tarefa de difícil compreensão para construtores eagentes públicos; contudo, compreende-se que acompanhar a construção de obrasé, também, aumentar o significado da confiança do agente público à tarefademandada desse próprio equipamento público. Portanto, o contribuinte quersaber como e quando os recursos públicos estão sendo aplicados. E se estãocorretamente investidos.

Todaesta contextualização do trabalho sobre a audiência do Governador RafaelFonteles e o Diretor-geral do Instituto de Águas e Esgotos do Piauí, paraverificar o andamento das obras sob a responsabilidade do Instituto e o seuíndice de execução e conclusão.

Evidenteque havia ansiedade e preocupação do grau de construção, porquanto era aprimeira vez que tratávamos dessa matéria e do andamento das obras com o Chefedo Poder Público Estadual.

Coma minha vasta e acumulada experiência sobre audiência com Governadores, porque assessoreivários deles, e nesse mais de meio século de serviço público, conheci praticamentetodos os Chefes de Executivo do Piauí.

Aminha compreensão é vasta e grandiosa, modesta parte, porquanto trabalhei noserviço público federal como advogado da União; no Governo do Piauí, comoSecretário de Estado da Administração; e, no município de Timon, Estado doMaranhão, como Secretário municipal de Administração e Recursos Humanos, alémde presidente da Fundação CEPRO. Tenho experiência nos três níveis de gestãopública brasileira: município, Estado e União.

Portanto,a ansiedade de despachar com o Governador era natural; sendo, pois, o primeirodespacho protocolar com o Chefe do Poder Executivo do Piauí, embora já tendodespachado com diversos governadores, ressalte-se novamente.

Encontrei,entretanto, um Chefe de Executivo e/ou um Governador  otimista, saudável, alegre, compreensível,amável nas colocações, indagativo, decidido e resolutivo, além de extremamenteobjetivo. E sempre focado na matéria sob estudo. E sempre deixando o seuinterlocutor à vontade, porém, também cobrando resultado ou execução da obra. Umexecutivo empoderado! e orgulhoso do cargo, contudo sem vaidade. Muito humilde!

Porconseguinte, despachar com o Governador Rafael Fonteles e a assistência tambémagradável, do Secretário de Planejamento, Washington Bonfim, foi um atosensível e gratificante, porque não presenciei extremos de vaidade, de arrogânciae de petulância , tampouco vaidades, mas compreensão superior exata com a execução,com a resolutividade, da pauta do Instituto de Águas e Esgotos do Piauí –IAE-PI, órgão responsável pela instalação do maior investimento em obraspúblicas de infraestrutura de saneamento básico (em água, esgoto, resíduossólidos (lixos e lixões) e galerias pluviais da história econômica do Piauí,com um investimento de R$ 13,7 bilhões, em valores atualizados até 2021, paraimplantação até 2033 com as competências do Instituto de planejar, projetar,executar, operar, manter e fiscalizar os serviços de abastecimento de águapotável, esgoto sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos,drenagem e manejo de águas pluviais urbanos, dentre outras atribuições, deconformidade com a Lei nº 5.651, de 12/4/07, art. 2º e Lei nº 7.211, de22/4/2019, artigo 10º.

MAGNOPIRES é Diretor-geral do Instituto de Águas e Esgotos do Piauí – IAE-PI,Ex-Secretário de Administração do Piauí e ex-presidente da Fundação CEPRO,advogado da União (aposentado), professor, jornalista e ex-advogado da Cia.Antáctica Paulista (hoje AMBEV) por 32 anos consecutivos. Vice-presidente daAcademia Piauiense de Letras-APL.

 

 

 

 

 

 





LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login