Katya D'Angelles

MDB fecha acordo de neutralidade com Rafael, cada um por si


MDB fecha acordo de neutralidade com Rafael, cada um por si

Um tratado de comportamento político eleitoral da base governista nas eleições municipais já foi fechado. É o que informa o deputado estadual João Mádison do MDB. Segundo o deputado João Mádison, que é membro do diretório estadual, o acordo foi selado com o governador Rafael Fonteles (PT) e a decisão foi de que onde não for possível o consenso de candidatura única da base governista não haverá interferência do governador por candidato A ou B.. Além disso, o governador teria adiantando aos deputados que não irá a palanque de prefeitos candidatos a reeleição ou de lideranças que não tenham apoiado sua eleição em 2022. “Ficou acertado com o governador que não haverá interferências onde não houver aliança, mas vamos buscar o fortalecimento destas candidaturas conjuntas até mesmo para fortalecer nossa base em 2026”, afirma o deputado.


Disputa de gente grande
MDB, PT e outros partidos da base do Governo estão com nomes colocados para disputar prefeituras como adversários em várias cidades do Piauí, e entre elas estão os maiores colégios eleitorais, a capital é uma delas. O PT trabalha os nomes dos deputados estaduais Fábio Novo, Franzé Silva e Dr. Marcos Vinícius. O MDB em Teresina defende candidatura próprio como nomes como o deputado federal Marcos Aurélio Sampaio e também trabalha a formação de uma chapa própria através da articulação do vice-governador Themístocles Filho. Parnaíba e Picos são outras cidades onde PT e MDB tendem a estar de lados opostos nas eleições. No caso de Picos, segundo o deputado, já há o entendimento que na impossibilidade de candidatura do empresário Araujinho do PT, o candidato será o deputado Pablo Santos do MDB.

O caminho de volta
Após deixar a gestão municipal, a ex-secretária e terceira mais votada na disputa pela Prefeitura de Teresina, Gessy Lima, volta. Desta vez como filiada ao partido Republicanos, partido do prefeito da capital Dr. Pessoa. Segundo o prefeito, a filiação de Gessy, que era do PSC, já está dada como certa, faltando apenas marcar a data. No segundo turno das eleições de 2020, Gessy apoiou a candidatura de Dr. Pessoa, logo depois fez parte da equipe como secretária de economia solidária, cargo que deixou.

Empréstimo
A oposição apresentou e conseguiu a aprovação de uma emenda ao pedido de autorização ao Governo do Estado para contrair empréstimo junto ao Banco do Brasil. A emenda de autoria do deputado Gustavo Neiva (Progressistas) defendeu que o recurso deveria ser colocado em conta específica, sendo aprovada na Comissão de Constituição e Justiça e no Plenário.

Abastecimento
Segundo o deputado Wilson Brandão (Progressistas) um vazamento no Açude Joana, na cidade de Pedro II, está causando problemas para o abastecimento d’água de cerca de 40 mil pessoas. O parlamentar teve aprovado hoje na Assembleia um requerimento cobrando ao Dnocs (Departamento Nacional de Obras Conta a Seca) que realize uma vistoria na parede do açude.

Jovens vereadores
A vereadora Fernanda Gomes (Solidariedade) propôs, por Indicativo, o programa “Jovem Parlamento Teresina”, na qual jovens estudantes do Ensino Médio da rede pública e privada terão a oportunidade de ter a experiência de serem vereadores da capital. O indicativo foi apresentado à Mesa Diretora da Câmara Municipal e aguarda aprovação dos demais parlamentares. Se aprovado, o “Parlamento Jovem Teresina” contará com 29 jovens do ensino médio, mesma quantidade de vereadores.


Consumo das famílias
O indicador Intenção de Consumo das Famílias (ICF) cresceu 0,8% em março e atingiu 96,7 pontos, o maior nível desde março de 2020, ficando acima também do resultado de fevereiro quando alcançou 95,7 pontos. Com isso, a intenção de consumo permanece abaixo da zona de avaliação positiva de 100 pontos desde 2015. O resultado foi divulgado nesta terça-feira (21), no Rio de Janeiro, pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que apura o índice mensalmente desde 2011.

Multas ambientais
O governo federal vai insistir na cobrança administrativa e judicial de R$ 29,1 bilhões em multas ambientais. Um novo entendimento da Advocacia-Geral da União (AGU), prolonga o tempo que o governo tem para processar os infratores. AGU defende que a contagem do prazo para essa prescrição fica interrompida durante a realização de certas diligências, como vistorias e elaboração de pareceres.

Imposto de Renda
O potencial de destinação social do Imposto de Renda (IR) é de R$ 9,65 bilhões em 2023, informou a Receita Federal à Agência Brasil. A destinação do IR é uma forma de incentivar projetos sociais e culturais, em que o contribuinte pode doar parte do seu imposto para fundos especiais - da criança e do adolescente, e da pessoa idosa - atividades audiovisuais, na área de cultura, além de projetos desportivos e paradesportivos.





LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login