Katya D'Angelles

Prefeitos devem registrar suas cidade no Turismo nacional


 Prefeitos devem registrar suas cidade no Turismo nacional


O registro das cidades possibilita, entre outras coisas, que os municípios possam pleitear recursos para investimentos junto ao Ministério do Turismo. Por isso, o secretário do Turismo, deputado estadual Pablo Santos, esteve nesta segunda-feira (20), com o presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Antoniel de Sousa (Toninho de Caridade), para mobilizar os prefeitos a atualizarem o cadastro do seu município no Mapa do Turismo Brasileiro. O prazo é até o dia 28 de março e pode ser feito através do site https://sistema.mapa.turismo.gov.br/#/login

O Mapa do Turismo Brasileiro é uma ferramenta que reúne municípios com real vocação turística ou que são impactados pelo setor de viagens. Das 5.568 cidades no Brasil, 2.940 estão inseridas no Mapa, segundo dados do Ministério do Turismo (MTur). Atualmente, o Piauí possui 38 municípios. O Ceará tem hoje 59cidade registradas, já o Maranhão tem mais de 60 cidades registradas. 

Violência
Todos os dias, 13 brasileiras perdem a vida de forma violenta. Mais de 83% por feminicídio e na maior parte dos casos praticados pelo companheiro. Os dados são do monitor da Violência (Núcleo de Estudos da Violência da USP). 

Pesar
O plenário da Assembleia Legislativa aprovou nesta segunda-feira (20) nota de pesar pela morte do desembargador Osíres Neves,84. O desembargador faleceu na madrugada de hoje. A Associação dos Magistrados do Piauí, que já foi presidida pelo magistrado também lamentou sua morte em nota. 

Ele permanece
Nome do Governo Bolsonaro, José Ribamar Bastos continua como superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes do Piauí (Dnit). A indicação do nome de Ribamar Bastos havia sido feita pelo ex-senador Elmano Férrer (Progressistas) agora ele é um nome mantido pela indicação do senador e ministro do Desenvolvimento Social e Combate a Fome, Wellington Dias. 

Estradas e chuvas
As estradas do Piauí estão sofrendo com as chuvas que caem no estado de norte a sul.  Trechos que já enfrentavam problemas antes do período chuvoso tiveram a situação piorada com a intensidade da chuva colocando em risco o acesso às cidades, a exemplo do trecho da BR-222 na ponte do rio Matos em Piripiri. O asfalto no trecho já começa a ceder. No mesmo trecho Piripiri também um vendedor de verduras faleceu ao tentar atravessar uma passagem molhada 

Controle do câncer
Projeto de Lei que tramita na Câmara dos Deputados institui política de prevenção e controle do câncer no SUS. A Proposta prevê a compra centralizada de remédios usados no tratamento e recursos para diminuir as disparidades regionais de controle da doença. A proposta resulta do relatório aprovado em dezembro pela comissão especial que analisou, entre 2021 e 2022, as ações de combate ao câncer no Brasil. Esse colegiado será retomado nesta legislatura, conforme ato do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), assinado na semana passada.

Reforma tributária
Nesta segunda-feira (20), nas primeiras audiências regionais do grupo de trabalho da reforma tributária (PECs 45 e PEC 110/19), o coordenador do colegiado, deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), e o deputado Newton Cardoso Jr (MDB-MG), integrante do grupo, receberam o apoio do governador de Minas, Romeu Zema, e do prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman.






LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login