Luciano Coelho

Movimento de trabalhadores do transporte extrapolam os direitos do cidadão


Movimento de trabalhadores do transporte extrapolam os direitos do cidadão

O excesso dos protestos dos motoristas e cobradores está prejudicando a população, principalmente com o fechamento de vias com paus e pneus, ateando fogo, em artérias importantes para o fluxo do transito em horários de rush, como o que aconteceu na Avenida Marechal Castelo Branco e na Avenida Maranhão. Os motoristas conseguiram engrossar o movimento com os carroceiros, associação dos moradores de bairros, além de outros sindicatos. O problema é quando o direito dos trabalhadores do transporte público extrapola o direito do cidadão e o direito de ir e vir. O planejamento do Sintetro é haver manifestações todos os dias e fechando ruas como houve no centro na frente da Prefeitura, na frente do Setut, e na frente da Assembleia Legislativa. Nesta quinta-feira já tem programação para manifestação na Praça do Fripisa a partir das 16, saindo em caminhada pela avenida Frei Serafim. A pauta é importante: crise no transporte público, crise na saúde, atraso no pagamento de terceirizados e servidores, mas não podem causar transtornos na cidade toda, na população, já prejudicada, para resolver o problema deles. E o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, informou que vai resolver o problema do transporte coletivo, custe o que custar. “Eu garanto que esse impasse vai ser resolvido”, frisou o prefeito.


Revisita

Cerca de 5% dos domicílios visitados pelos recenseadores do IBGE estavam fechados ou vazios. Em abril, o IBGE vai divulgar o resultado do censo demográfico. Até lá, os recenseadores estão voltando a essas casas para tentar encontrar quem não estava em casa. Se não se achar ninguém farão uma média de três pessoas por domicilio para efeitos de divulgação do resultado do censo.


Aumento de índios

Pelo menos 0,5% da população do Piauí se autodeclarou indígena. Isso representa mais de 7 mil pessoas que disseram ser indígenas. Antes eram cerca de 2,9 mil pessoas em 2010 que eram considerados índios. Muitos não se declaravam indígenas temendo preconceito ou represália e se diziam perseguidos.


Fluxo migratório

Segundo dados do IBGE, algumas cidades do Piauí perderam população e podem perder recursos do FPM e do ICMS. A perda se deu pelo fluxo migratório de pessoas das cidades menores para as cidades maiores, ou para outros estados, em busca de emprego e de estudo. A variação no censo demográfico, 13 mil pessoas foram para fora do Estado. Em dez anos a tendência é que 130 mil pessoas migraram. Praticamente uma cidade do tamanho de Parnaíba deixa o Piauí para ir para outras paragens nesse fluxo migratório.


Bloqueio de contas

Os conselheiros do Tribunal de Contas do Estado determinaram o bloqueio das contas bancárias das prefeituras de Piripiri, de Valença, Cajazeiras e Passagem Franca. Os prefeitos desses municípios não apresentaram os documentos e nem prestaram contas das receitas e despesas, que deveriam ser analisadas pelos técnicos do tribunal. As contas são serão liberadas quando os prefeitos apresentarem os documentos exigidos pelo TCE.


Uso do canabidiol

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa (Alepi) aprovou o projeto de lei que libera o uso de medicamentos à base de maconha no Piauí. O projeto, do deputado Ziza Carvalho, foi arquivado em 2021 e foi reapresentado pelo autor. A lei deve incentivar pesquisa e o uso medicinal da Cannabis.

 

Cargo vitalício

Os ex-governadores têm emplacado as esposas nos Tribunais de Contas. O governador do Pará, Helder Barbalho, conseguiu aprovar a mulher dele, Daniela Barbalho, no TCE do Pará. E Jader Barbalho Filho, irmão do governador, assumiu o ministério das Cidades do governo Lula. O também ministro Wellington Dias, do Desenvolvimento Social, conseguiu a indicação da esposa Rejane Dias, que renunciou ao mandato de deputada federal, para assumir vaga de conselheira no Tribunal de Contas do Piauí. A esposa do ministro da Casa Civil, ex-governador da Bahia, Rui Costa, emplacou a esposa Aline Peixoto no Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia. O atual ministro dos Transportes, ex-governador de Alagoas, Renan Filho, arranjou uma vaga para a esposa, Renata Calheiros, no Tribunal de Contas de Alagoas.  O ministro da Integração Regional, Waldez Góes, ex-governador do Amapá, foi outro que ajeitou a esposa Marília Góes no Tribunal de Contas do Amapá. Os cargos são vitalícios até aos 75 anos e o salário é em média R$ 35 mil mais os benefícios.


Paz no trânsito

O gerente de Operações de Trânsito da Secretaria de Segurança Pública, Fernando Aragão, informou que houve a redução entre 40% e 60% dos casos de óbitos e de lesões graves no transito em decorrências das blitzen na cidade. Ele afirmou que o intuito da ação é reduzir a violência no trânsito e preservar as vidas. E isso tem um reflexo direto na saúde, que reduzi os custos com o atendimento de acidentados. 


VOZ DO PODER

“Estou de volta a Brasília para mais uma agenda importante para o nosso estado. Teremos agendas no Ministério do Meio Ambiente, no Programa de Parcerias e Investimentos (PPI) e também buscaremos mais recursos junto à bancada federal para realizar os investimentos necessários para o Piauí”, informou o governador Rafael Fonteles através de sua conta no twitter e informando a população da sua agenda administrativa no Distrito Federal. Na ocasião foi apresentada a ideia de incluir no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) do Governo Federal o parque nacional da Serra da Capivara.





LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login