Magno Pires

Lixo e Lixões – Uma tragédia ambiental !...


Lixo e Lixões – Uma tragédia ambiental !...

Seo recolhimento e/ou coleta do lixo urbano diário tem problema intrigante,irresolutivo, inadequado, as autoridades e/ou gestores municipais arcam com oenorme passivo (lixões e/ou lixo acumulado), certamente uma questão de maisdifícil resolução.

Os lixões e/ou aterros urbanosimpõem às autoridades um sacrifício resolutivo bem maior. Estas grandiosasmontanhas de lixo causam várias doenças, danificam o meio ambiente e atingem olençol freático, contaminando-o irremediavelmente.

Se esses lixões produzem efeitoscascatas com as suas contaminações, levando doenças às populações urbanos queresidem nas imediações desseS gigantescos paióis de lixo que intrigam ainteligência de administradores municipais para diminuir, remediar, mitigar edecidir a sua extinção e/ou destinação.

O homem, justamente o que maisdanifica o meio ambiente, tem diante de si e nas áreas de território de seusmunicípios, um gravíssimo problema para solucionar, entretanto, ele próprio,foi o responsável e/ou o causador dessa tragédia urbana.

Irresolutivo e indiferente deixouacumular, talvez desapercebidamente, ou desconhecendo o que poderia acontecerno futuro, foi relegando aquela montanha de lixo, até que o próprio meio ambientereagiu à sanha irrefletida gerencial de quantos gestores desmereciam eirrelevavam aquela fortaleza ambiental que crescia e se agigantavaconstantemente.

Com a reação do meio ambiente àprodução de material lesivo e que danificava mais ainda, o meio ambiente, comoo “chorume” e a leva de animais como ratos, baratas, urubus, mosca varejeira,etc., e uma variedade de insetos..., o homem percebeu que teria que agir,embora tardiamente, para salvar o ar, a terra, as árvores, os cursos de água desuperfície e do subsolo, o oxigênio, dentre outros bens essenciais à vidahumana, faz intervenções para minimizar e/ou extinguir os lixões e os seusefeitos perversos à natureza e ao homem.

A ação humana e/ou dos gestoresnão tem sido muito benevolente. Porquanto, alguns, querem fazer do lixo elixões um negócio comercial que rende lucros e/ou benefícios aos agentespúblicos, além das mediadas paliativas e irresolutivas desses agentes públicos,que querem auferir lucros, com a solução apresentada. E, assim o meio ambientepermanece desprotegido.

Perquirindo medidas resolutivas, opoder Executivo Estadual está apresentando às usinas de beneficiamento totaldos lixos e lixões, com diagnóstico dos lixos e lixões, bem como diagnóstico doPRAD – Plano de Recuperação das Áreas Degradadas, sem enterrar lixo, e comtotal respeito à natureza, como o que o Instituto de Águas e Esgotos – IAE-PI,através do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia, levou para Picos e omunicípio preferiu fazer um Termo de Ajustamentos de Conduta com o MPE, semobedecer a aplicação do PRAD, embora medida não recomendável porquanto nãorespeite totalmente ao meio ambiente e às regras jurídicas de proteção  e este próprio meio ambiente.

Contudo, como o MPE, Secção dePicos, celebrou esse “ajuste de conduta” com o município, compete ao Instituto,como agente público também providenciar medida para continuar defendendo o quehá de melhor e mais recomendável à solução dos lixos e lixões. E lamentar,profundamente, o desprezo de autoridades à inteligência e à ciência,apresentada pelo Estado do Piauí.   


MAGNO PIRES é Diretor-geral do Instituto de Águas e Esgotos do Piauí – IAE-PI, Ex-Secretário de Administração do Piauí e ex-presidente da Fundação CEPRO, advogado da União (aposentado), professor, jornalista e ex-advogado da Cia. Antáctica Paulista (hoje AMBEV) por 32 anos consecutivos.                                                 

                

 

 

 

 

 

 

 





LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login