Magno Pires

As oposições restarão emparedadas com Rafael Governador

O Governador do Piauí, Rafael Fonteles
As oposições restarão emparedadas com Rafael Governador

Oquadro oposicionista não retornará ao Poder Executivo estadual nem sequer tãocedo: Pois, com a eleição vitoriosa de Rafael Fonteles ao governo estadual,fortificou-se e consolidou-se o governismo, o qual impossibilitará uma vitóriadas oposições pelos próximos oito anos, porquanto a reeleição de Rafael é umfato político certo para 2026 e também para o seu sucessor em 2030. Nenhumcandidato oposicionista arrebatará uma eleição liderada pelo atual Chefe doPoder Executivo do Piauí. Qualquer postulante será derrotado pelo situacionismode Rafael.

A eleição majoritária de Rafaelpara o Governo do Piauí foi inédita. Justamente porque nunca foi candidato anenhum cargo eletivo. Não tinha militância política proeminente. E saiu daSecretaria de Fazenda à candidatura e eleição de Governador apenas com a fortevantagem de ser filiado ao PT, por vários anos, mas sem uma proeminência dentroda agremiação petista. E tudo corria contra a sua candidatura. Inclusive aeventual possibilidade de Regina Sousa, Vice-Governadora, ser postulante aocargo.

Entretanto, havia um forte comandode poder a seu favor: a eleição para presidente da CONSEFAZ – Conselho Nacionaldos Secretários da Fazenda – cujo cargo lhe projetou no Brasil e na estruturapolítico-administrativa de Brasília, com discursões sobre direito tributário ea montagem da Reforma Tributária, as quais lhe deram visibilidade ecapilaridade porquanto discutia com os ministros, governadores, deputados,empresários, senadores a aprovação da Reforma Tributária e matéria pertinenteao Direito Tributário.

Ademais, o seu espetacular eextraordinário desempenho como Secretário de Fazenda onde exerceu um trabalhode reforma profunda das metas e normas da Secretaria legando aos empresários umtrabalho de louvor sem motivar divergências entre servidores também. Teve umtrabalho extremamente produtivos e reconhecido para todos porque harmonizounormas e interesses sem prejudicar as regras estabelecidas pelo Estado.

Ademais, o apoio irrestrito deWellington Dias (PT), Regina Sousa e o líder Lula (PT) e de todos os partidoscoligados, com os quais conversou e dialogou respeitando os divergentes econvergentes, saindo vitorioso.

Rafael é um ilustre professor dematemática premiado no Brasil e no exterior. Professor da universidade Federaldo Piauí e Sócio Majoritário do CEV – o melhor colégio do Piauí e um dosmelhores do Brasil. É um empresário produtivo e inovador.

Foi no CEV que Rafael teve aoportunidade única de mostrar às pessoas; e, especialmente, ao Estado, àsociedade, a sua capacidade de empreendedor; pois o CEV foi agigantando-se comRafael à frente de suas principais metas e projetos que eram de se expandir eser a melhor entidade de ensino do Piauí.

Diante desse cenário, com Rafaelna liderança estadual, e com o plano de governo que construiu, dificilmentehaverá oposicionista para lhe impor uma derrota na reeleição em 26 e napreparação para o seu substituto eventual em 2030.

Portanto, esta coligação “Time doPovo” seguirá dirigindo o Estado do Piauí por alguns anos, porquanto Rafaelfará uma gestão intocável e transformadora, e que será um exemplo para oBrasil, além de tornar-se um líder regional e respeitado. Inclusive fazendo oPT rever suas noções sobre política e gestão, com renovação radical do petismono Estado, abrandando o seu ideologismo fisiológico e preconceituosorelativamente às pessoas e aos demais políticos; O PT deixará de ser puramenteestatizante para ser liberal na economia, inclusive com o Agronegócio.     

MAGNOPIRES é Vice-presidente da Academia Piauiense de Letras-APL, Diretor-geral doInstituto de Águas e Esgotos do Piauí – IAE-PI, Ex-Secretário de Administraçãodo Piauí e ex-presidente da Fundação CEPRO, advogado da União (aposentado),professor, jornalista e ex-advogado da Cia. Antáctica Paulista (hoje AMBEV) por32 anos consecutivos.

 

 





LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login