Katya D'Angelles

Rafael entre os governadores de situação mais confortável


Rafael entre os governadores de situação mais confortável


Ao contrário de vários governadores do Brasil, RafaelFonteles está em situação confortabilíssima com sua ampla base aliada formadapor 20 dos 30 deputados estaduais. Na Bahia, por exemplo, o governo petistateve que atrair para a base aliada deputados do PL. O estado tem 62 deputados,mas 31 se elegeram pela oposição, assim o governador Jerônimo Rodrigues, do PT,não tem outra saída a não ser atrair para sua base deputados que foram eleitospela oposição. Eleita pelo PSDB, a governadora do Pernambuco, Raquel Lyra, teráo oposicionista PSB como partido de maior número de deputados, apesar do crescimentodo bolsonarismo. No Maranhão, Carlos Brandão do PSB terá 19 dos 42 deputados jána sua base, os demais nomes, entre eles nomes divididos entre oposição, PL,União Brasil e do PP ao todo 10 deputados e os demais independentes. 

Situação de calamidade
O presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, FranzéSilva (PT) deu nome aos bois. Descreveu de forma assertiva a atual situação doserviço de transporte público em Teresina: situação de calamidade. O problema éque por ser uma questão de ordem municipal, o poder realmente fiscalizador é na Câmara, dos vereadores deTeresina e não na Assembleia, com os deputados. Em outra capital, o que ocorrehoje em Teresina seria motivo mais que suficiente para pedido de afastamento dogestor municipal. O teresinense está sem transporte público há pelo menos doisanos.

Investigação
O deputado estadual Xavier Neto (PT) cobrou na sessãoplenária desta segunda-feira (6) que as denúncias feitas pelo vice-prefeito e ex-secretáriode finanças de Teresina, sejam apuradas. A cobrança do deputado recaiuexatamente sobre os vereadores da capital.  “Nós não podemos nos calar diante de um fatocomo esse. Uma cidade que se encontra praticamente abandonada e um prefeito quese encontra senil a olhos nus e ninguém diz nada. Nós precisamos da providênciado presidente da Câmara Municipal de Teresina para que ele mande investigaraquilo que o vice-prefeito denunciou”, cobrou Fábio Xavier.


Chuvas e obras
O cronograma de obras públicas vai ser interrompido. Com asprevisões de chuvas para o mês de novembro, é praticamente impossível que se dêcontinuidade as obras em andamento. A previsão da Secretaria de Meio Ambiente eRecursos Hídricos (Semar) é de que o volume de chuvas no mês de fevereiro sejamaior que a média. Uma das consequências tem sido as quedas de árvores em todosos bairros de Teresina, causando prejuízos à rede elétrica.

Faxina e iates
Enquanto o mercado de iates de luxo no Brasil, de até R$ 55milhões, possuem fila de espera, brasileiros continuam deixando o país paratrabalhar como faxineiros. A busca por melhor qualidade de vida em outrospaíses, a exemplo de Portugal, tem sido o principal motivo da fuga. Dados recentesdo censo feito no país apontam que maisde 8% dos brasileiros morando em Portugal estão trabalhando como faxineiros em casa, restaurantes e hotéis.

Os 26 nomes
A base de senadores ditos independentes é formada por 26 nomes,a base do Governo por 42 nomes e a oposição por 13. O presidente Lula, noSenado, terá de estar sempre em negociação com seis senadores do PP, nove doUnião Brasil, três nomes do PSDB, quatrodo Podermos e quatro do Republicanos.

Segurança pública
A Ouvidoria da Polícia Civil realizou 762 atendimentos noano de 2022, ficou em primeiro lugar no sistema de Segurança Pública e emquarto lugar dentre entre as ouvidorias setoriais do Estado do Piauí. Esseresultado é fruto do esforço de mais de três anos de trabalho, e conforme o Ouvidor da Polícia Civil, Escrivão de Polícia Civil Ernani Uchôa, no ano de2022 houve um incremento de mais de 50 porcento nos atendimentos daquelaunidade.





LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login