Katya D'Angelles

Comissões: último caminho de fortalecimento para Ciro


Comissões: último caminho de fortalecimento para Ciro

 

Depois da disputa da presidência, o Senado entra na disputapelas vagas na presidência das comissões. A mais cobiçada é a presidência daComissão Mista do Orçamento. Além de analisar as matérias orçamentárias e dosprojetos de créditos adicionais: fiscalizar obras e serviços com indícios deirregularidades graves apontados pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Com umSenado dividido e uma Câmara com bancadas em luta por espaços, a acomodação dascomissões de modo a não prejudicar a governança e o andamento da pauta deinteresse ao Governo será mais uma tarefa difícil para o Governo Federal.

Umdos primeiros projetos a serem impactados pela disputa será a reformatributária. Os espaços que o PP conseguir conquistar nas formações dascomissões tanto no Senado como na Câmara poderão ser decisivos para o futuro daforça política do senador piauiense Ciro Nogueira, presidente nacional o dopartido.  Do outro lado está também o PL,partido do ex-presidente Jair Bolsonaro que já promete disputa mais queacirrada pelos espaços.


Segurança
Os desafios do novo secretário de Segurança do Piauí, ChicoLucas, só crescem. Depois da invasão de facções no litoral, agora o tráfico dedrogas e os homicídios tem aumentado. As respostas precisam ser imediatas. A expectativaé de que com a chegada as ruas dos 1.600 policiais militares que o governadorRafael Fonteles prometeu os resultados positivos comecem a aparecer. Nesta sexta-feira(3) foram Os 9 quilos de pasta base de cocaína foram localizados durantecumprimentos de mandados de buscas realizados em diversas zonas da capital.


R
equerimento
O deputado Marden Menezes (PP) vai apresentar nestasegunda-feira (6) um requerimento cobrando informações a respeito de umacobrança de taxa pela Agespisa em algumas cidades da região norte do Piauí,entre elas Piripiri. Segundo o deputado, a conta d’água das populações destascidades praticamente dobrou de valor sem que a Agespisa tenha explicado asrazões para tal cobrança.


Sem explicação
“Essa cobrança fezpraticamente dobrar o valor da conta d’água destas populações, é preciso que oGoverno, a Agespisa explique isto, qual é a justificativa para essa cobrança.Então esse será o nosso primeiro requerimento da nova legislatura, já protocoladoe na segunda-feira vamos defender sua aprovação para que as informações cheguema esta casa e uma satisfação seja dada ao povo”, afirma.


Posse
Simone Pereira do MDB tomou posse nesta sexta-feira (03). Asolenidade ocorreu na sala da presidência da Alepi e foi bastante prestigiadapelos colegas. Simone já inicia a segunda-feira (6) como deputada empossada coma saída do Coronel Carlos Augusto (MDB) que foi nomeado como secretário deJustiça. A expectativa é de que já na segunda-feira.

Funasa volta
A recriação da Funasa contou com a força do MDB dentro doacordo que reconduziu o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) aocargo. O órgão havia sido extinto pelo presidente Lula e incorporado doMinistério da Saúde, mas um dos pontos do pacote de ajuda do MDB na eleição dePacheco foi a recriação da Fundação. Em 2 de janeiro, o presidente Luiz InácioLula da Silva (PT) havia baixado uma medida provisória que extinguia a Funasa.O governador do Pará Jader Barbalho sai perdendo porque as obras da Funasaseriam repassadas ao Ministério das Cidades, que será comandado por ele. Asatividades de vigilância em saúde e ambiente permaneceriam sob o comando doMinistério da Saúde, chefiado por Nísia Trindade.


Cancelados
O Senado analisará pelo menos 18 novas indicaçõespara cargos de direção em órgão públicos, agências reguladoras, autarquiase para postos em embaixadas. Os nomes, ainda a serem submetidos à análise daCasa, substituirão indicações canceladas pelo presidente Luiz Inácio Lula.

Ouvidores
Cinco das indicações canceladas são para o cargo de ouvidorem agências reguladoras como a Agência Nacional de Transportes Aquaviários(Antaq), Agência Nacional de Mineração (ANM), Agência Nacional de EnergiaElétrica (Aneel), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e AgênciaNacional de Saúde Suplementar (ANS). Alguns desses cargos já estão vagos emrazão do término de mandato da indicação anterior. 


 

 





LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login