Consórcio Nordeste cria Colégio de Segurança com conexão digital entre os estados

O presidente do Consórcio Nordeste, governador da Paraíba João Azevedo, afirmou que os estados nordestinos criaram o Colégio de Secretários de Segurança do Nordeste e estão ampliando as ações de inteligência para melhorar o monitoramento e ter uma divisa segura entre os nove estados. Ele ainda comentou que as informações da inteligência serão divididas entre os governadores para interligar as relações, informações e ações contra os agentes criminosos, inclusive com uma conexão digital entre os estados. João Azevedo comentou das ações conjuntas e parcerias adotadas entre os governadores do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe para melhorar o nível de investimentos, ter uma gestão eficaz e eficiente e reduzir custos numa ação integrada. Essas ações ampliadas de inteligência visam reduzir os índices de violência e criminalidade, principalmente os que têm a participação do crime organizado através das facções criminosas que se estabeleceram por todos os estados.
Compensação
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, pretende criar um fundo de compensação para os estados e municípios, de forma que possa garantir o funcionamento dos serviços públicos, depois da queda na arrecadação devido a redução da alíquota do ICMS. Esse fundo deve ser anunciado até o final do primeiro semestre, segundo informações da direção do Consórcio Nordeste. O governo do Piauí informou ter tido perdas superiores a R$ 1,4 bilhão no período.
Senadora
A primeira suplente de senador da República, Jussara Lima, deve ser empossada como senadora na quinta-feira. Ela vai substituir o senador Wellington Dias que foi nomeado ministro do Desenvolvimento Social, e que deve retomar suas funções como ministro depois da posse e da eleição da mesa diretora do Senado.
Deputados secretários
Pelo menos seis deputados estaduais eleitos vão deixar a Assembleia Legislativa para assumirem cargos no Governo. Os deputados Carlos Augusto vai ser secretário da Justiça; Jannaína Marques do Desenvolvimento Econômico; Flávio Júnior da Infraestrutura; Firmino Paulo da Irrigação; Fábio Xavier do Agronegócio e Pablo Santos assume a secretaria do Turismo.
Suplentes convocados
No lugar desses deputados assumem os suplentes: Simone Pereira, Ziza Carvalho, Warton Lacerda, Oliveira Neto, Hélio Rodrigues e Elisângela Moura. Esses devem assumir os mandatos tão logo os deputados participem da eleição da mesa diretora da Casa e peçam a licença dos mandatos para irem para as secretarias.
Mudanças
O prefeito de Teresina, Doutor Pessoa, participou da abertura do ano legislativo na Câmara Municipal com a leitura da mensagem para o ano. A sessão será presidida pelo vereador Enzo Samuel. Jeová Alencar renunciou ao mandato de vereador e o suplente Joaquim Caldas foi efetivado como vereador. Jeová assume hoje o mandato de deputado estadual.
Protestos na UFPI
Os alunos da UFPI desocuparam a reitoria da universidade, mas continuam fazendo manifestações contra a falta de segurança no campus e em protesto contra a morte da estudante Janaína Bezerra. O protesto aconteceu desta vez aconteceu na Avenida Nossa Senhora de Fátima com a Rua Visconde da Parnaíba, em frente ao portão de entrada da instituição.
Monitoramento das barragens
O Idepi está fazendo duas inspeções por semana nas 12 barragens sob a gestão do instituto e que atingiram a capacidade máxima de armazenamento de água. Quatro delas está acima do limite máximo e o vertedouro tem regulado o nível da barragem. O instituto assegura que não há risco de alagamento ou inundação das cidades ribeirinhas.