Luciano Coelho

Consórcio Nordeste cria Colégio de Segurança com conexão digital entre os estados

O presidente do Consórcio Nordeste, governador da Paraíba João Azevedo @Divulgação/Governo da Paraíba
Consórcio Nordeste cria Colégio de Segurança com conexão digital entre os estados

O presidente do Consórcio Nordeste, governador da Paraíba João Azevedo, afirmou que os estados nordestinos criaram o Colégio de Secretários de Segurança do Nordeste e estão ampliando as ações de inteligência para melhorar o monitoramento e ter uma divisa segura entre os nove estados. Ele ainda comentou que as informações da inteligência serão divididas entre os governadores para interligar as relações, informações e ações contra os agentes criminosos, inclusive com uma conexão digital entre os estados. João Azevedo comentou das ações conjuntas e parcerias adotadas entre os governadores do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe para melhorar o nível de investimentos, ter uma gestão eficaz e eficiente e reduzir custos numa ação integrada. Essas ações ampliadas de inteligência visam reduzir os índices de violência e criminalidade, principalmente os que têm a participação do crime organizado através das facções criminosas que se estabeleceram por todos os estados.

Compensação

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, pretende criar um fundo de compensação para os estados e municípios, de forma que possa garantir o funcionamento dos serviços públicos, depois da queda na arrecadação devido a redução da alíquota do ICMS. Esse fundo deve ser anunciado até o final do primeiro semestre, segundo informações da direção do Consórcio Nordeste. O governo do Piauí informou ter tido perdas superiores a R$ 1,4 bilhão no período.

Senadora

A primeira suplente de senador da República, Jussara Lima, deve ser empossada como senadora na quinta-feira. Ela vai substituir o senador Wellington Dias que foi nomeado ministro do Desenvolvimento Social, e que deve retomar suas funções como ministro depois da posse e da eleição da mesa diretora do Senado.

Deputados secretários

Pelo menos seis deputados estaduais eleitos vão deixar a Assembleia Legislativa para assumirem cargos no Governo. Os deputados Carlos Augusto vai ser secretário da Justiça; Jannaína Marques do Desenvolvimento Econômico; Flávio Júnior da Infraestrutura; Firmino Paulo da Irrigação; Fábio Xavier do Agronegócio e Pablo Santos assume a secretaria do Turismo. 

Suplentes convocados

No lugar desses deputados assumem os suplentes: Simone Pereira, Ziza Carvalho, Warton Lacerda, Oliveira Neto, Hélio Rodrigues e Elisângela Moura. Esses devem assumir os mandatos tão logo os deputados participem da eleição da mesa diretora da Casa e peçam a licença dos mandatos para irem para as secretarias.

Mudanças 

O prefeito de Teresina, Doutor Pessoa, participou da abertura do ano legislativo na Câmara Municipal com a leitura da mensagem para o ano. A sessão será presidida pelo vereador Enzo Samuel. Jeová Alencar renunciou ao mandato de vereador e o suplente Joaquim Caldas foi efetivado como vereador. Jeová assume hoje o mandato de deputado estadual.

Protestos na UFPI

Os alunos da UFPI desocuparam a reitoria da universidade, mas continuam fazendo manifestações contra a falta de segurança no campus e em protesto contra a morte da estudante Janaína Bezerra. O protesto aconteceu desta vez aconteceu  na Avenida Nossa Senhora de Fátima com a Rua Visconde da Parnaíba, em frente ao portão de entrada da instituição.

Monitoramento das barragens

O Idepi está fazendo duas inspeções por semana nas 12 barragens sob a gestão do instituto e que atingiram a capacidade máxima de armazenamento de água. Quatro delas está acima do limite máximo e o vertedouro tem regulado o nível da barragem. O instituto assegura que não há risco de alagamento ou inundação das cidades ribeirinhas.

Efeito psicológico
Um funcionário do Banco do Brasil, da agência da Rua 13 de Maio, no Centro de Teresina, foi preso ao tentar fugir do Piauí com mais de R$ 1,2 milhão roubados da agência onde trabalhava. Ele foi abordado com parte do dinheiro no carro, quando tentava fugir para o Ceará. O funcionário alegou problemas psicológicos.

VOZ DO PODER
“Estou acompanhando a saga dos terceirizados da FMS e SEMEC. Esses trabalhadores da Saúde terão os salários pagos hoje. E os da Educação receberão seus respectivos tickets também hoje. Informações que recebi há pouco de gestores da empresa SERVFAZ”, comentou o vereador de Teresina, Ismael Silva, que estava acompanhando a situação desses trabalhadores terceirizados que estavam com os salários em atraso.




LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login