Luciano Coelho

Cúpula de Segurança realiza ações para conter ações das facções

Local do estupro e assassinato de Janaína / @Reprodução
Cúpula de Segurança realiza ações para conter ações das facções

A banalidade da violência, da criminalidade, das execuções, das facções causa o terror na sociedade. Nem quem está dentro de casa. Nem quem estava dentro dos muros da principal instituição de ensino superior, a Universidade Federal do Piauí (UFPI), escapou. A insegurança tira o sono e a tranquilidade das pessoas. Esse acontecimento na UFPI causou comoção social e acabou com a vida de Janaina Bezerra, morta depois de estuprada e estrangulada, e também com a vida do acusado Thiago Mayson Barbosa. As distorções dentro da instituição que deveria oferecer educação e segurança, onde se relatam casos de assaltos, estupros e festas estudantis não autorizadas. A UFPI tem segurança própria e segurança também por parte da Polícia Militar e da Polícia Civil, poderia até evitar crimes como assaltos, mas no caso do estupro e assassinato da Janaína, dificilmente a segurança impediria esse crime. A Secretaria de Segurança Pública do Estado se reuniu para fazer o planejamento e atuar com inteligência para dar uma resposta a esse crime dentro da UFPI e para conter e coibir a ação de facções criminosas que têm realizados crimes violentos em todo o estado. 


Mesa diretora

A bancada e doze deputados do PT estão organizando uma reunião para definir sobre a eleição da mesa diretora da Assembleia Legislativa. Não tem nada a ver com a presidência do primeiro biênio, este está definido. Trata-se apenas do segundo mandato. O PT não quer manter o acordo de ceder a presidência para o MDB e está elegendo um nome para disputar a presidência com o deputado Severo Eulálio. 


Cúpula da segurança

O secretário de Segurança Pública, Chico Lucas, reuniu nesta segunda-feira com o delegado geral da Polícia Civil, os comandantes das Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, com o objetivo de traçar estratégias para conter a criminalidade em Teresina. No final de semana foram registradas seis mortes violentas na capital. 


Trabalho escravo

O Piauí resgatou em 2022, 180 trabalhadores em situação análoga à escravidão. De acordo com o Ministério Público do Trabalho, o Piauí é o terceiro do país em número de pessoas resgatadas por ano. Em 2022 foram 180 trabalhadores resgatados em situação análoga à escravidão no Piauí.


Extração

As atividades com maiores registros foram extração de pedra, limpeza de área para plantio e extração da palha da carnaúba. Em todo o país foram 2.575 trabalhadores, o Piauí ficou em terceiro lugar, atrás de Minas Gerais que apareceu em primeiro lugar com 1.070 resgatados e depois Goiás com 271.


Mudança de ares

O vereador e deputado eleito Jeová Alencar vai ficar sem a SDU Sul, que hoje é administrada por Juca Alves, e que tem sido eficiente, por sinal. A indicação para o cargo agora fica sob o julgo do presidente do PT, deputado Cícero Magalhães, na composição para a campanha de reeleição do prefeito de Teresina, Doutor Pessoa.


Despedida do mandato

O senador Elmano Ferrer encerra o mandato amanhã. Ele fez um livro para fazer uma prestação de contas e documentar as ações do seu mandato. A edição História, Trabalho e Realizações traça um histórico de vida de Elmano. Ele informou que repassou mais de R$ 550 milhões para obras e investimentos em mais de 150 municípios do Piauí focando ações em infraestrutura, mobilidade e saúde. 


Geração de Empregos

O Governador Rafael Fonteles se reuniu com empresários de diversos setores nesta segunda (30), na sede da Federação das Indústrias do Piauí (FIEPI), para a discussão de projetos que serão desenvolvidos pela nova gestão na área. O desafio do governador será oferecer a infraestrutura necessária para gerar até 80 mil novos empregos.


Sétimo dia

A missa de 7º dia da morte do professor José Reis Pereira, de 79 anos, ex-presidente da Fundação Municipal Monsenhor Chaves e ex-secretário municipal de Educação será na terça-feira (31), às 19h15, na Igreja Nossa Senhora de Fátima. José Reis era professor aposentado da Universidade Federal do Piauí, lotado no Departamento de Letras, e morreu em casa no dia 25 de janeiro.


VOZ DO PODER

“Temos promovido reuniões semanais com os comandantes das forças de segurança para identificar o perfil das vítimas e encontrar uma solução para o crescente número de mortes. Estamos utilizando mais a inteligência no combate a esses grupos criminosos. Infelizmente existe uma guerra sendo travada entre o crime organizado. Vamos fazer um trabalho intensivo. Principalmente utilizando a inteligência”, comentou o secretário de Segurança Pública, Chico Lucas.





LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login