Sua Saúde

Descarte irregular dos resíduos das clínicas veterinárias traz riscos à saúde

Empresários do setor precisam ficar atentos para a destinação correta dos resíduos

Reprodução
Descarte irregular dos resíduos das clínicas veterinárias traz riscos à saúde

Assim como outros serviços de saúde, hospitais, clínicas veterinárias e pet shops também devem se atentar ao descarte dos resíduos sólidos. A destinação incorreta pode colocar em risco a saúde dos pets e da população em geral, incluem-se restos de pelos contaminados, remédios, vacinas, antissépticos e produtos químicos. No caso de partes do corpo ou animais mortos é necessário um cuidado especial para evitar risco de contágio, dependendo da doença, por exemplo.

De acordo com a legislação, empresários do setor precisam ficar atentos para a destinação correta dos resíduos, observando os itens das regulamentações de gestão e o gerenciamento de resíduos sólidos no país. Por exemplo, a lei nº 12.305, de agosto de 2010, instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS e a RDC 222, de 28 de março de 2018 que regulamenta as Boas Práticas de Gerenciamento dos Resíduos de Serviços de Saúde.

No Piauí, o Grupo Natus Ambiental, por meio da Sterlix Ambiental, é especializada no transporte, transbordo, tratamento e destinação correta dos resíduos de serviços de saúde. A empresa conta com todas as certificações e licenças exigidas pelos órgãos públicos, além de possuir o que existe de mais moderno em tecnologia para uma prestação de serviço com qualidade e responsabilidade. Tudo isto, conduzido por uma equipe técnica preparada e treinada constantemente.


O coordenador do setor de engenharia, segurança e meio ambiente do Grupo Natus Ambiental, Rafael Marques, explica que o descarte irregular dos resíduos dos hospitais veterinários e pet shops impactam a saúde pública e o meio ambiente pela presença patógenos que podem causar algum tipo de zoonose. Ele explica como é a destinação adequada no caso de carcaças e resíduos que tiveram contato com secreções e fluidos desses animais.

"É feito o acondicionamento em bombonas ou caçamba com tampa e lacre, ou ainda qualquer outro recipiente resistente, impermeável, de fácil identificação. O armazenamento precisa ser feito de maneira segura e em locais devidamente identificados, cobertos, impermeabilizados e exclusivos, sendo obrigatório passar por um tratamento antes da disposição final; o objetivo é evitar que microorganismos nocivos sejam dispensados no meio ambiente", sinaliza.

Cada resíduo da saúde passa por armazenamento e tratamento distintos, por exemplo carcaças de animais devem ser incineradas.  Por isso, é essencial que todo o trabalho seja feito por uma empresa capacitada e com expertise na área.





LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login