Magno Pires

Oposições fragilizadas com a vitória de Rafael (I)

Rafael Fonteles (PT)
Oposições fragilizadas com a vitória de Rafael (I)

Coma eleição vitoriosa de Rafael Fonteles (PT) ao Governo do Estado, as oposiçõespiauienses continuarão mais fragilizadas ainda.

E dificilmente nem sequer tão cedoassumirão o poder Executivo; porquanto Rafael deverá concorrer à reeleição em2026 e será vitorioso, permanecendo no exercício do poder até 2030, quandodeverá desincompatibilizar-se por concorrer ao Senado Federal.

Assim, o cenáriopolítico-partidário piauiense deverá permanecer sob o comando da coligação queelegera Rafael Fonteles, tendo este como o seu líder majoritário.

Portanto, PT, MDB, PSD e as outrasagremiações estarão encravadas no Poder Executivo do Estado, sem qualquerperspectiva de um outro partido político adversário vir a tomar esse poderoriginário constituído com Rafael em outubro de 2022.

A sucessão de Wellington Dias, comRegina Sousa (PT), no comando político-administrativo do Estado, comoGovernadora, foi muito bem montada e organizada e Rafael Fonteles soube, comoninguém, exercer a sua liderança, com um gerenciamento eficiente, eficaz ecompetente extraordinário, sem nenhuma possibilidade de ter um resultadonegativo.

Construiu, com a sua assessoria,uma programação de resultado, a qual foi capaz de obstaculizar qualquer açãodos adversários para desmontar sua organização e impedir a sua eleiçãovitoriosa.

E, também, há de se esclarecer queRafael jamais teria concorrido uma eleição proporcional nem sequer paravereador.

E esta circunstância e/ou condiçãofortalece, mais ainda, a convicção de que Rafael provou e demonstrou a suainédita capacidade eleitoral de líder político mesmo tendo o apoio deWellington, Regina e Lula.

E tendo a corroborar esta nossaargumentação de que o PT já teve outros candidatos ao Governo do Estado  e nenhum foi capaz de ser vitorioso, mesmotendo Wellington Dias, como ex-governador, a apoiá-los.

O Governador eleito RafaelFonteles aproveitou o momento em que Wellington Dias deixou o Governo do Estadobem avaliado e a Governadora com o seu fortíssimo histórico de exercer umfantástico poder entre as camadas sociais mais vulneráveis do Estado, ondedetém um prestígio inigualável que a nenhum outro líder de Estado é deferido.Esta é uma característica singular da política prof. Regina Sousa. Osmovimentos sociais são o seu campo de trabalho predileto.

Evidentemente que Rafael soubeaproveitar, repito, a ocasião com muita percepção, inteligência e desempenho, oque os seus antecessores que postularam o mesmo cargo não tiveram e quando o PTtinha maior prestígio, visibilidade eleitoral  também maior e capacidade de arregimentaçãodiante da sociedade.

Rafael foi candidato de um PT emdeclínio, assim como todas as demais agremiações políticas do Brasil. Elesuperou até isso dentro dos Partidos, não tomando conhecimento da condutadesfavorável dos partidos coligados.

Rafael soube costurar a coligaçãopartidária que o elegera, liderando-a sem atritos, animosidades e divergências;justamente porque sua preocupação fundamental, essencial e imprescindível era oresultado eleitoral positivo do seu projeto de governo e de poder.

E exerceu tudo com muitahabilidade,  proficiência, e evidenciandoe projetando as suas fortes qualidades de um líder político surgente e/ouemergente competente e respeitado e que exercerá um Governo com bons resultadospara o Piauí e a sua sociedade, após deixar a Secretaria de Fazenda onde sehouve exuberantemente bem no cargo.


MAGNOPIRES é Vice-presidente da Academia Piauiense de Letras-APL e Diretor-geral doInstituto de Águas e Esgotos do Piauí – IAE-PI, Ex-Secretário de Administraçãodo Piauí e ex-presidente da Fundação CEPRO, advogado da União (aposentado),professor, jornalista e ex-advogado da Cia. Antáctica Paulista (hoje AMBEV) por32 anos consecutivos.

 

 

 





LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login