Luciano Coelho

CRM-PI e Coren-PI apontam irregularidades em várias unidades de saúde do Piauí

Vários hospitais estão na mira dos conselhos


CRM-PI e Coren-PI apontam irregularidades em várias unidades de saúde do Piauí

A situação de saúde do Estado está entrando em colapso e as instituições promovem a fiscalização de unidades de saúde na capital e no interior. O CRM-PI interditou o hospital do bairro Buenos Aires, em Teresina. Em Marcolândia, o Coren-PI pediu a interdição ética do hospital municipal. Vários outros hospitais estão na mira dos conselhos como os de Picos, de Oeiras, do Satélite, em Teresina, dentre outros. O resultado disso é o aumento da demanda e a sobrecarga de pacientes vindo para Teresina. “Os pacientes serão levados para hospitais em Teresina e se amplia o serviço de ambulancioterapia. Então, Teresina é que mais vai sofrer com essa demanda aumentada”, advertiu o presidente do Coren-PI, Antônio Neto. A secretária executiva do CRM-PI, Ana Cláudia Louçana, afirmou que o problema da falta de insumos, da falta de medicamentos, da falta de estrutura nessas unidades acontece em vários hospitais, UPAs e UBS na capital e no interior. “Não podemos interditar mais de uma unidade, porque inviabiliza o atendimento de saúde. Quando aconteceu uma interdição é porque já foram fiscalizados, o poder público foi avisado e as providências não foram adotadas para haver a regularidade do que foi apontado”, justificou a médica do Conselho.


Defasagem

O Coren-PI informou que há um desrespeito aos profissionais de Enfermagem. Além da falta de salários condizentes com os serviços, tem problemas nas condições de trabalho, atraso no pagamento, defasagem nos salários e a falta de segurança para os profissionais de saúde no atendimento aos pacientes, segundo informou o presidente do Coren-PI, Antônio Neto.


Centro seguro

A Polícia Militar e a Polícia Civil estão intensificando o policiamento na região do centro da cidade na Operação Natal Seguro durante todo o mês de dezembro. A operação ainda terá o apoio da Guarda Civil Municipal. Nesse período as pessoas virão homens fazendo policiamento a pé, de moto e as viaturas circulando pelo centro.


Exclusive para pedestres

Nesse período das festas natalinas alguns trechos no centro da cidade serão bloqueados para a circulação de motos e carros. Segundo a Strans, os quadrantes das Ruas Simplício Mendes a Álvaro Mendes e da Félix Pacheco a Coelho Rodrigues estarão fechados e liberados apenas para pedestres. O objetivo é facilitar o fluxo de pessoas para as compras de Natal.


Solenidade

No dia 16, a desembargadora Liana Chaib vai ser empossada como ministra do Tribunal Superior do Trabalho no plenário do TST, em Brasília. A Associação dos Magistrado do Piauí (Amapi) elegeu o juiz Maurício Queiroz Ribeiro para presidente da associação para o triênio de 2023 a 2025. Ele representará os magistrados do estado nesse período. 


Expoapi

No domingo houve a abertura da Expoapi com uma cavalgada até ao parque de exposições. A Expoapi acontece até o dia onze de dezembro com shows, leilões e vaquejadas. A entrada é franca para a população no parque de exposições Dirceu Arcoverde. A expectativa é que sejam movimentados R$ 30 milhões em negócios durante a feira.


Atos de vandalismo 

Um fio de cobre lançado na rede elétrica de média tensão danificou a rede e interrompeu o fornecimento de energia para mais de 8 mil pessoas nos municípios de Barro Duro e de Passagem Franca que são atendidos pela Subestação São Pedro do Piauí.  A Equatorial adotou as medidas necessárias para o restabelecimento da energia para esses consumidores.


VOZ DO PODER

O presidente da Associação de Cadeirantes de Teresina (Ascamte), Wilson Gomes, reclamou do transporte eficiente que tinha 17 ônibus para o transporte de quem tem deficiência de locomoção e hoje são apenas seis veículos e nem todos em boas condições. “Estamos vivendo uma situação crítica e vários usuários dependem desse transporte para viver, porque fazem hemodiálise”, comentou Wilson Gomes.





LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login