Luciano Coelho

Reforma administrativa tramita na Alepi e as secretários nomeiam os assessores

A proposta já foi encaminhada para a Assembleia Legislativa

A proposta já foi encaminhada para a Assembleia Legislativa
Reforma administrativa tramita na Alepi e as secretários nomeiam os assessores

Os secretários indicados por Rafael Fonteles tiveram a autonomia para compor a equipe e indicando os nomes para os cargos comissionados. Inclusive os secretários já abriram contas no twitter para fazerem os anúncios das indicações para as funções em cada pasta. O futuro secretário de Segurança Pública, Chico Lucas, confirmou o nome do coronel Scheywann Lopes para continua à frente do comando da PM-PI. Ele ainda vai definir o nome do delegado que vai dirigir a Polícia Civil. E tem como prioridades combater tráfico de drogas, atuação das facções e roubo de celular. O futuro secretário da Saúde, que é o atual secretário da Fazenda, Antônio Luiz Soares, confirmou o médico hematologista do Hospital Albert Einstein, Dirceu Hamilton Cordeiro Campêlo, como superintendente de Média e Alta Complexidade da Secretaria de  Saúde do Estado do Piauí, a partir de janeiro do ano que vem. Os secretários vão continuar tuítando e anunciando os nomes da equipe nessa concessão feita pelo governador Rafael Fonteles. E tem outra novidade para a próxima gestão. A mudança estrutural que promove uma reforma administrativa no Governo do Estado. Houve um entendimento entre a governadora Regina Sousa e Rafael Fonteles e a mensagem para as mudanças já possam acontecer nesse governo. A proposta já foi encaminhada para a Assembleia Legislativa e está tramitando para agilizar as mudanças, e tem como relator da matéria o deputado Francisco Limma.


Votação conjunta

O deputado Franzé Silva (PT), presidente da Comissão de Finanças da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), afirmou nesta quarta-feira (23) que a reforma administrativa anunciada pelo governador eleito Rafael Fonteles (PT) tramitará e será votada junto com o Projeto de Lei Orçamentária de 2023 (LOA) até o final deste ano. 


Voto antecipado

Estranho o vereador Jeová Alencar, eleito deputado estadual, que foi presidente municipal do MDB em Teresina, declarar voto antecipadamente para o petista Franzé Silva para a presidente da mesa diretora da Assembleia Legislativa. Jeová foi eleito pelo Republicanos, partido que ele pretende deixar muito em breve.


Transporte público

O presidente do Sintetro, Antônio Cardoso, informou que os trabalhadores tentam articular uma solução com a Prefeitura e os vereadores para evitar uma paralisação do sistema de transporte púbico. Os empresários das empresas de ônibus já afirmaram que não têm recursos para o pagamento do 13º salário dos trabalhadores do sistema. Eles alegam que falta o pagamento dos subsídios que deveriam ser feitos pela Prefeitura de Teresina.


Transporte sem eficiência

O Transporte Eficiente é outro que enfrentam problemas e os trabalhadores estão sem receber os salários há mais de 40 dias. E alegam ainda a falta de repasse dos valores por parte da Prefeitura de Teresina, disseram que rodavam dezoito ônibus para atender aos usuários do transporte eficiente e atualmente são apenas seis. E existem várias irregularidades nesse serviço e no cadastro da frota e dos trabalhadores. 


Queda nas vendas

O Sindicato dos Lojistas, o Sindilojas, informou com preocupação a queda nas vendas e até demissões com o fechamento de lojas por falta de clientes ocasionados pela dificuldade de se chegar ao centro, pela falta de transporte público. Eles pedem uma intervenção da Prefeitura de Teresina para acabar com o problema do transporte público na capital.


Uso de máscaras

O COE (Comitê de Operações Emergenciais) do Estado e do município de Teresina vão decidir hoje (23) a possibilidade de retornar o uso obrigatório de máscaras em ambientes fechados. Houve aumento na taxa de positividade e de contaminados pela Covid. Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou ontem o uso obrigatório de máscaras dentro de avião e em aeroportos do Brasil. 


VOZ DO PODER

“Temos dialogado com a equipe do governador eleito. A nossa intenção é que possamos votar conjuntamente com o orçamento. Vamos debater e fazer a votação conjuntamente com o orçamento até o final do ano”, explicou o deputado Franzé Silva, presidente da Comissão de Finanças da Assembleia Legislativa, informando que o projeto de reforma será votado juntamente com o orçamento e tudo estará aprovado até no máximo dia 23 de dezembro.





LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login