Sua Saúde

Pediatra explica o aumento nos quadros de adenovírus

Confira os possíveis impactos dos adenovírus

os quadros virais podem causar sintomas por até 14 dias e diarreias por até dez dias
Pediatra explica o aumento nos quadros de adenovírus

Febre persistente e mais prolongada, acompanhada possivelmente de conjuntivite e de diarreia. Essas são algumas características do adenovírus, uma família que compreende cerca de 60 subtipos de vírus. De acordo com o pediatra Maiton Fredson Lopes,  o adenovírus ocorre de forma sazonal e, atualmente, tem causado bastante preocupação entre os pais.

“Todos os anos, nesta época do fim do ano, ocorre uma considerável incidência de quadros virais em crianças menores. Especialmente neste ano, nós temos visto um aumento significativo no caso do adenovírus, por ser o vírus circulante do momento”, afirma. “Ele pode causar sintomas por até 14 dias e diarreias por até dez dias. A febre normalmente passa em torno de três dias quando é um resfriado comum, mas no adenovírus pode prolongar até o quinto ou sétimo dia da doença”, acrescenta.


O pediatra Maiton Fredson Lopes

O pediatra explica que no caso das crianças ainda não há uma memória imunológica formada: “Cada vez que adoecem, adoecem por um vírus diferente. À medida que vão crescendo e tendo infecções virais, vão formando uma memória imunológica. No caso das que estão abaixo de seis anos, essa memória ainda não se formou, então você tem uma incidência maior de doença viral nessa faixa etária, principalmente quando têm contato com outras crianças na escola”.


Prevenção da transmissão e tratamento

De acordo com Maiton, se o paciente com adenoviroses que acometem o intestino tiver diarreia e fizer uma má higienização das mãos, pode provocar transmissão fecal-oral por meio do toque. “Pessoas doentes precisam ficar de repouso e evitar contatos, manter uma higiene das mãos adequada, e evitar espirrar e tossir perto de uma pessoa saudável. Para quem não está doente, se tiver contato com alguém com resfriado que suspeita de adenovirose, é importante a utilização de máscara, a boa lavagem de alimentos e das mãos e utilizar álcool em gel para a limpeza de superfície”, orienta.

Um cuidado recomendado aos pais pelo pediatra é evitar que a criança vá para a escola durante sete dias após o término dos sintomas para não transmitir. Conforme Maiton, outro grupo para o qual é preciso intensificar a prevenção é o de imunodeprimidos, que são pacientes com diagnóstico de HIV e câncer, pela possibilidade de infecções mais graves. O tratamento do adenovírus é realizado com medicações direcionadas para cada sintoma apresentado.


Possíveis impactos dos adenovírus


• Bronquite;

• Conjuntivite;

• Diarreia;

• Hepatite;

• Laringite;

• Otite média;

• Pneumonia;

• Pneumonia bacteriana;

• Resfriado comum;

• Sinusite.







LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login