Katya D'Angelles

Piauí busca espaço no novo plano de política ambiental


Piauí busca espaço no novo plano de política ambiental

Sobre a COP 27 o BNDES entrou em contato com a Secretaria doMeio Ambiente do Piauí para tratar de possíveis parcerias. Entre aspossibilidades está o programa Floresta Vivo que é tem financiamento coletivopara a restauração de florestas e biomas brasileiros.  A iniciativa é liderada pelo BNDES e temparticipação da Petrobras e mais 15 empresas. A meta é investimento de R$ 700milhões em 7 anos.

O primeiro edital foi lançado no último dia 17 durante aconferência. Diz respeito ao apoio de projetos com objetivo de recuperação dos davegetação nativa em áreas de manguezal e restinga. Segundo o secretário de MeioAmbiente Daniel Marçal, o Governo pode ser parceiro de instituições que tenhamprojetos neste sentido e que queiram participar da seleção de captação dosrecursos. “A ideia é fortalecer a gestão ambiental no Estado, e contribuirmosno processo de controle das mudanças climáticas”, explica.

Fortalecer aliados
Os cálculos políticos não estão totalmente de fora da formaçãodo secretariado do governador eleito Rafael Fonteles. O fortalecimento de nomesdo partido e de aliados nos municípios também está na meta e são desafio deacomodação. Além da capital, cidades como Parnaíba, Oeiras e Floriano estão noradar de 2024, mas encontrar estes espaços, não está sendo fácil, o caso dosfederais é ainda pior e no interior já começa, a ser cobrados.

Primeiro as coisas primeiras
"Ele está resolvendo inicialmente primeiro escalão.Acredito que depois chamará os aliados para tratar da divisão dos cargos dosmunicípios. Acredito que será mantido o critério político da distribuição combase na votação do deputado estadual da base com maior quantidade de votos nomunicípio", analisa Vanessa Tapety. Se o critério citado foi seguido, o seugrupo em Oeiras vai indicar os nomes que irão ocupar os cargos estaduais domunicípio.

Cheirando banda
“Estão cheirando de banda”, como diz o ditado.  Entre os nomes na lista estão o própriodeputado Florentino, que não foi confirmado na Secretaria de Saúde, mas estátrabalhando o nome da esposa para ser candidata a prefeita de Parnaíba. EmOeiras, o grupo que está com Vanessa Tapety e em Floriano o nome de aposta é ode Marcos Vinicius.


Audiência Pública
Amanhã (22), a partir das 10h, a Câmara Municipal deTeresina realiza Audiência Pública para discussão de medidas que facilitem aatuação da indústria da construção civil em Teresina, como a redução do tempopara expedição de alvarás e também das consultas prévias. O debate foi propostopelo vereador Aluísio Sampaio (Progressistas).

Ministério Público
Foi lida hoje (21) no plenário da Assembleia a Mensagemenviada pelo Ministério Público Estado do Piauí (MP-PI) que acrescenta o Artigo27-A e altera o Artigo 36, ambos da Lei nº 6.237 de julho de 2012, que dispõesobre o Plano de Cargos e Carreiras dos Servidores do Ministério Público doEstado do Piauí.

Definição 
A hora do anúncio dos ministérios do Governo Lula seaproxima e o Piauí tem especial interesse. Sai o Governo Bolsonaro no qual osenador piauiense, Ciro Nogueira (Progressista) é um dos nomes mais fortes e setornou ministro chefe da casa civil e entra o Governo Lula com outro piauiense,também senador e  tido com um dos homensmais próximos ao petista: Wellington Dias.


Poder local
A indicação de W. Dias para ocupar uma pasta não é só umaquestão de valorização de amizade, militância e votos do PT no Piauí, mas demanutenção de espaços. Será impossível não fazer comparação de forças e podercom Ciro Nogueira caso o ministério piauiense não seja confirmado. Nos últimosgovernos apenas o de Michel Temer não contou com participação de piauiense comoministro, teve o Ministério da Saúde no Governo Dilma e o Ministério da CasaCivil no Governo Bolsonaro.

Emendas de relator
O senador Marcelo Castro (MDB) tem autorização para elaboraremendas para atender os pedidos do governo eleito, mas que não afetem aschamadas emendas de relator. O texto da PEC da Transição sugerido ao Congressodefine que a “folga” orçamentária de R$ 105 bilhões gerada pela retirada doAuxílio Brasil do teto de gastos para 2023 será destinada exclusivamente àsdemandas do governo eleito.

 





LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login