Campelo Filho

Transformação Digital: O papel do direito nas sociedades conectadas


Transformação Digital: O papel do direito nas sociedades conectadas

Durante toda esta semana, estudantes e profissionaisdo Direito e demais públicos interessados tiveram a oportunidade de participar dedois eventos importantes organizados por instituições de ensino jurídico dacapital. O primeiro, a Semana de Direito e Tecnologia, aconteceu no período de03 a 07, e foi organizado pela OAB/PI, através da Escola Superior de Advocacia– ESA/PI. Já o segundo é organizado pela Faculdade Uninassau, que realiza o IIICongresso Piauiense de Direito e traz como temática principal “O poder dasmultidões conectadas”, evento que segue até este sábado, 08.  

Como se vê, dois eventos que têm como atrativo maior atransformação digital, a sociedade conectada e o papel do Direito e doprofissional da área jurídica nesse maravilhoso mundo dos algoritmos.  Eu tive a oportunidade de participar dos doiscomo palestrante, ocasião em que abordei sobre “Inovações do Direito na EraDigital” e “Território digital: Oportunidades e riscos para as empresas”.

Os últimos dois anos de pandemia nos mostraram deforma dolorosa a urgência de se democratizar e ampliar o acesso às novastecnologias. Por isso, é inegável a necessidade desse debate não apenas entreos muros da academia, mas também e principalmente fora dela, com a sociedade, como cidadão comum.

Capacidade de adaptação, reestruturação, mudança dementalidade e de cultura se transformaram em palavras de ordem e é impossívelficar alheio à revolução tecnológica que vivemos e mais ainda à velocidade comque elas acontecem, seus impactos e interferências: nas empresas, nasinstituições jurídicas, na política, na economia, na saúde, na educação, na segurança,enfim, em todos os setores da vida em sociedade, inclusive, na forma de serelacionar. Porque a transformação digital é um caminho sem volta.

Para as empresas, ela corresponde a uma transformaçãoem que se mudam os processos de negócios através da tecnologia digital.  Para ser mais claro, as empresas buscam transformaros seus negócios, adequando-se ao mercado, às oportunidades que surgem, aosinteresses dos clientes, e também aos interesses dentro da própria empresarelacionados aos seus empregados, colaboradores, enfim, a transformação digitalimplica em um processo de modernização, de inovação no modo de trabalhar etambém de se relacionar; e afeta todos os stakeholders.

Ampliando essa abordagem para advogados e juristas,eles são afetados pela tecnologia digital, na medida em que estas ferramentas sãoutilizadas. Hoje, os processos já são eletrônicos e os Tribunais estão cada vezmais se modernizando e trazendo para o ambiente jurídico essas novasferramentas visando dar uma maior celeridade ao processo, reduzindo custos eauxiliando na gestão, dentre outros benefícios que impactam na melhoria dosresultados do trabalho, mas principalmente no que isso representa para ocidadão comum no acesso à justiça.

Então, se a gente pensar em transformação digital nosTribunais, ela corresponde ao interesse do órgão em mudar os seus processosinternos, visando satisfazer os interesses dos clientes, que são os advogados eas partes, no caso a sociedade; e os servidores que trabalham dentro desseambiente dos processos judiciais. Estes são os maiores interessados para quehaja maior celeridade nos processos - que é o que todo mundo deseja - e asferramentas digitais, sem dúvida, são utilizadas com essa finalidade.

Advogados e juristas, portanto, precisam conhecer eentender essas novas tecnologias digitais, porque são recursos disponíveis paratodas as profissões e profissionais, seja para otimização do seu trabalho sejacomo ferramenta de gestão do escritório ou empresa e também da própria carreira.

Como destaquei acima, um exemplo ilustrativo daimportância das plataformas digitais ou virtuais foi a pandemia, que acelerouum processo que vinha caminhando a passos lentos e de uma hora para outra, órgãospúblicos e privados tiveram que implementar e se adaptar à nova realidade quese impôs sem aviso antecipado.

Então, o advogado do futuro precisa acompanhar,precisa estudar e precisa ficar constantemente atualizado nesse ambientedigital. Isso, não só se faz importante por um processo natural que decorre datransformação e evolução por que passa a sociedade, mas também para a própriasobrevivência profissional, no sentido de conseguir melhores resultados eserviços, diante desse cenário que é também do mundo do Direito enquantoprofissão necessária para administração da Justiça.

Campelo Filho - Mestre e Doutor em Direito. Pósdoutorando pelaUniversitàMediterranea di Reggio Calábria- Itália. Professor da Escola daMagistratura doEstado do Piauí. Advogado empresarial. Conferencista. Autorde livros eartigos científicos 

 

 





LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login