Magno Pires

Por que Rafael será eleito Governador em outubro?


Por que Rafael será eleito Governador em outubro?

Sereleito presidente do Conselho Nacional dos Secretários de Fazenda do Brasil –CONSEFAZ é uma demanda e/ou tarefa para raras pessoas brilhantes obterem êxito.E para quem tem liderança e sabe conciliar, além de determinado.

           

ERafael conseguiu, como Secretário de Fazenda, representando o vigésimo sextoEstado mais pobre do Brasil – o Piauí. E apenas com 29 anos de idade,enfrentando Estados ricos e poderosos, como São Paulo, Minas Gerais, Rio deJaneiro, Paraná, Sta. Catarina e Rio Grande do Sul para nominar somente essespoderosíssimos Estados. E mais: eleito pelos colegas Secretários porunanimidade e para dois mandatos consecutivos. E apenas com 29 anos.

           

Exclusivamenteesse cargo de presidente do Consefaz conferiu-lhe visibilidade, capilaridade ecredibilidade nacional para discutir e ser ouvido em temáticas e/ou matérias deinteresse nacional, como a reforma tributária, que está em tramitação noCongresso Nacional.

           

Rafaelfoi peça chave e fundamental no debate, sendo ouvido, reconhecido e respeitadoe vendo as suas teses serem aprovadas pelos demais colegas Secretários. E pelosgovernadores e ministros de Estado.

           

Alémde excelente Secretário de Fazenda, organizando e adequando as contas públicas do Piauí é um empreendedorextraordinário porquanto é sócio majoritário da melhor e maior instituição deensino particular do Piauí, com estudo de excelência.

           

Éempresário resolutivo, adotando, com proeminência, a qualidade no ensino naescola que é proprietário.

           

E porquê esse ex-Secretário de Fazenda do Piauí, será Governador eleito em outubro?

 

Pelassuas extraordinárias qualidades, como professor, empresário, matemático, gestorpúblico, e como ser humano, as quais sempre dignificaram sua pessoa e asatribuições como empreendedor e gestor público. Justamente por isso, oresultado de sua gestão na Fazenda e no Consefaz foram positivas. E onotabilizaram no Brasil.

           

Eessas qualidades indeléveis, ele levará para a gestão do Estado, como Chefe doPoder Executivo do Piauí; e estão sendo incluídas ou inseridas no conteúdo doseu plano de governo, como prioridade essencial à fundamentação construtiva.

           

Rafaeldialogou demoradamente com os deputados estaduais e obteve o apoio político de25 dos 30 deputados com assento na Assembleia.

           

Opresidente da Assembleia Legislativa, o veterano deputado Themístocles Filho, éoutro aliado de Rafael, que coadjuvou todas as negociações e o Vice na chapamajoritária de Rafael, representando o MDB, com forte apoio político no Nortedo Piauí; Inclusive com a esposa Ivanária Sampaio, prefeita de Esperantina.

           

OPiauí possui 224 municípios, Rafael tem o apoio de, praticamente 50% deles,consequentemente a metade dos prefeitos do Estado está com o candidato dacoligação o “TIME DO POVO”, além de centenas de vereadores e lideranças.

           

Oex-Governdor Wellington Dias (PT), candidato ao Senado, está apoiando Rafael. Eo líder Wellington foi eleito e reeleito quatro vezes Governador do Piauí.Marca apenas dele no Piauí.

           

Oex-presidente Lula, candidato do PT à Presidência da República, também está comRafael. E Lula tem o apoio de 83% do eleitorado do Piauí.

           

Osex-governadores Wilson Martins e Antônio José de Moraes Souza Filho tambémestão com Rafael.

           

Odeputado federal Júlio César e o estadual Georgiano Neto, ambos líderes navotação para deputado, estão com Rafael Fonteles.

           

Oex-presidente da Funasa e atual deputado estadual, presidente da Comissão deConstituição e Justiça da Assembleia Legislativa, Henrique Pires, também estána coligação o “TIME DO POVO”, com Rafael.

           

Osdeputados federais Rejane Dias, Marina, Merlong, Fábio Abreu, Marcos Aurélio,também apoiam Rafael.

           

Oatual Senador da República, Marcelo Castro, com vários mandatos de deputadoestadual e federal e líder no Sul do Estado, está com Rafael.

           

Oex-Goevrandor Antônio José de Moraes Souza Filho é também presidente da FIEPI –Federação das Indústrias do Piauí, consequentemente os empresa´rios do Piauípoderão estar apoiando Rafael na condição de liderados de Moraes Souza Filho.

           

Odeputado federal Júlio Cesar de Carvalho Lima é também presidente do SENAC –Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, consequentemente os homens doagronegócio e os proprietários rurais poderão estar com a candidatura de RafaelFonteles ao Governo do Estado em 2022.

           

Osproprietários de estabelecimento de ensino também poderão estar com o colegaRafael que é o acionista majoritário do Colégio CEV; e também mantem com aclasse um bom relacionamento.

           

Exercero cargo de Secretário de Fazenda, como Rafael, e manter, com os empresários, umrelacionamento amistoso, sem divergências, já é uma tarefa enorme esignificativa e de forte medida. Porque, o que têm prevalecido na história, éum tratamento desavindo e muito difícil. Rafael conciliou as convergências,resolveu os problemas estruturais da fazenda estadual e a arrecadaçãomanteve-se normal e produtiva, com aumento significativo do volume arrecadado. Esem arrocho fiscal.

           

Propositalmente,deixei para o final deste trabalho, as referências à Governadora Regina Souza,ressaltando, entretanto, a sua honradez, sensatez, honestidade, firmeza nasdecisões e sua forte e histórica identidade com os movimentos sociais de baseonde formatou, emoldurou e consolidou sua formação política da qual jamaisfraquejou para apoiar outro segmento diferente.

           

Portanto,é essa Governadora, identificada com o meio rural e onde trabalhou, e aprimeira mulher piauiense que assume o Poder Executivo –, que está à frente doEstado no momento em que Rafael Fonteles, também filiado ao PT, está postulandoa governança estadual.

           

Amarradaà aplicação da lei eleitoral e preocupada com os rigores da lei, mas também comos seus contidos exageros, Regina Souza, recomenda que aliados obedeçam asregras do processo eleitoral, alcancem os objetivos e o seu conteúdodemocrático, com resultado para a coligação do “TIME DO POVO”.

 

E,dentro desse clima efervescente politico-eleitoral, comum em todo evento dessanatureza, espera-se que Rafael Fonteles seja o vitorioso; e assuma o PoderExecutivo Estadual, em janeiro de 2023, após consagração do Povo do Piauí,elegendo-o Governador do Estado, com 39 anos de idade, um jovem que desbravaráos solos íngremes do sertão e das chapadas do Piauí,  bem assim do Semiárido e dos Cerrados, além dolitoral.

 

Magno Pires – Vice-presidente daAcademia Piauiense de Letras, Diretor-Geral do Instituto de Águas e Esgotos doPiauí/IAEPI; Ex-secretário de Administração do Piauí; Ex-Presidente da FundaçãoCEPRO; Advogado da União (aposentado); Ex-advogado da Cia. Antarctica Paulista,atual AMBEV, por 32 anos; professor e jornalista. 

 

 





LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login