Katya D'Angelles

Desistência marca reta final da campanha


Desistência marca reta final da campanha

O fato político da última semana de campanha foi a desistência do candidato do PL, Coronel Diego Melo. Ele aderiu a campanha de Silvio Mendes na véspera do pleito. Coronel Diego anunciou a desistência na manhã desta quinta-feira (29). Desde o inicio da campanha a adesão era tida como certa nos bastidores da campanha, mas ficou mais evidente após o presidente Bolsonaro (PL) afirmar em sua famosa live das quintas-feiras que o seu candidato era Silvio Mendes.

Campanha
O candidato do União Brasil ao Governo do Estado, Silvio Mendes,participa de caminhada no centro de Teresina nesta sexta-feira (30). Tambémterá atividade de campanha na cidade de Floriano, sul do Piauí. Já o candidatodo PT, Rafael Fonteles fará atividade de campanha no interior. Uma caminhada nacidade de Parnaíba. À noite realiza caminhada em Altos.  

Assediada
A candidata Gessy Lima do PSC também foi bastante assediadapela sua desistência.  Tendo seu registrode candidatura contestado junto a Justiça Eleitoral por membros do própriopartido e assediada para desistir e apoiar Silvio Mendes, ela chegou a ter onome cogitado como nova apoiadora da candidatura de Silvio.

Vota fora
Quase 700 mil brasileiros estão aptos a votar fora doBrasil. No Brasil são mais de 156 milhões de eleitores aptos a irem as urnas nopróximo domingo.  No ato de votação seránecessário apresentar algum documento oficial pessoal com foto, uso do títulode eleitor não é obrigatório. Documentos oficiais digitais com foto são válidose não pode entrar na cabine de votação com telefone celular.

Faltará professor
Pesquisa divulgada hoje (29) pelo Sindicato das EntidadesMantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo(Semesp) mostra que até 2040 o Brasil poderá ter uma carência de 235 mil professoresde educação básica.  O estudo aponta paraum crescente desinteresse, especialmente dos jovens, em seguir a carreiradocente.

Licenciaturas em baixa
Segundo o estudo, o crescimento no número de ingressantes emcursos de licenciatura foi menor do que no restante do ensino superior. De 2010a 2020, houve um crescimento de 53,8% no ingresso em graduações que tem comocarreira o ensino, enquanto nos demais cursos o aumento ficou em 76% noperíodo.

Teorias
Já começaram a circular na internet as teorias daconspiração sobre o pleito de domingo. Algumas falam em boicote de empresáriosdo setor de transporte que não colocariam as frotas nas ruas para evitar que oseleitores do candidato do PT, Lula, cheguem aos seus locais de votação. Outrateoria afirma que mesários eleitores do presidente Bolsonaro não irão pedirassinatura para os votantes para que se forjem os argumentos de eleiçõesfraudadas.

Economia
O Brasil gerou 278.639 postos de trabalho em agosto desteano, resultado de 2.051.800 admissões e de 1.773.161 desligamentos de empregoscom carteira assinada. No acumulado de 2022, o saldo é de 1.853.298 novostrabalhadores no mercado formal. Os dados são do Ministério do Trabalho ePrevidência, que divulgou hoje (29), em Brasília, as Estatísticas Mensais doEmprego Formal, o Novo Caged.


 





LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login