Luciano Coelho

Comissão de propaganda recebeu quase 400 ações denunciando propaganda irregular

Muitas das denúncias são a partir de abusos cometidos na internet

A Justiça Eleitoral do Piauí
Comissão de propaganda recebeu quase 400 ações denunciando propaganda irregular

A Justiça Eleitoral do Piauí recebeu 376 denúncias de propaganda irregular nas zonas eleitorais do estado.  Existe uma Comissão de Propaganda Eleitoral e Fiscalização que informou um aumento de mais de 170% no número de processos em relação as últimas eleições, realizadas em 2018, quando foram distribuídas 138 ações relacionadas à propaganda eleitoral irregular. O presidente da Comissão, juiz Leonardo Pio, disse que ficou supresso com a quantidade de processos relacionados a informações falsas, as chamadas fake News, irregularidades, abuso de poder econômico, aliciamento de eleitores, dentre outros. Muitas das denúncias são a partir de abusos cometidos na internet. As decisões são rápidas e reparadoras. Segundo o juiz, muita coisa em relação a propaganda foi retirada de contexto ou usado com outra conotação, principalmente na difusão dessa propaganda usada nas plataformas como o facebook, no instagram, no tik tok e no twitter. O magistrado destacou que os membros da comissão estavam preparados para dar soluções a todos os casos, mesmo com as novidades em relação as questões da internet.



Treta

Deu treta entre os vereadores Dudu e Aluísio Sampaio. Dudu disse que a próxima adesão que o candidato Sílvio Mendes vai ter é o da porca. Aluísio disse que o vereador está com deboche e pediu respeito ao parlamentar, dizendo que eleição é coisa séria.


Incendiário

O homem que ateou fogo no ônibus da empresa Timon City na praça Saraiva, no Centro de Teresina, foi preso. A família dele alegou que ele teve um surto psicótico. O ônibus foi destruído. Ninguém ficou ferido, apesar do homem ter ameaçado o motorista, o cobrador e os passageiros com uma faca.


Investigação particular

O estudante Lucas Vinicius Monteiro desapareceu no dia 24 de abril em Teresina. A família dele contratou um perito particular de São Paulo para realizar uma investigação paralela ao apurado pela Polícia Civil. A mãe do rapaz disse que a investigação da polícia é muito demorada.


Impugnada

A candidata Lourdes Melo (PCO) vai recorrer ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI) para seguir disputando as eleições. A justiça indeferiu a candidatura de Lourdes Melo. Ela garantiu que o partido entregou a documentação exigida pelo TRE-PI em tempo hábil.


Sistema

O policial penal Kleiton Holanda afirmou que tem mais de 800 presos foragidos do sistema prisional e não é feita a recaptura porque não tem onde colocar. O sistema está superlotado e não tem onde botar mais presos os que estão cometendo crimes, os que estão com mandado em aberto e os foragidos. 


Querem me calar...

“A eleição não é democrática. É uma ditadura atendermos todas as reivindicações do TRE. Todas as demandas com relação a questão de documentos foram atendidas. Nada atrasado. Continuamos sendo candidatas. Vamos luta para estar no páreo no dia 2 de outubro. Os poderosos querem nos calar. Mas não vão”, comentou a candidata Lourdes Melo.


Pagamento antecipado

O Governo do Piauí antecipou em dois dias o pagamento de servidores estaduais após o sistema eletrônico sofrer uma tentativa de ataque hacker. Segundo o governo, o ataque foi bloqueado e não causou nenhum dano. Os criminosos não foram identificados. O pagamento foi antecipado em dois dias para a primeira faixa de salário.



VOZ DO PODER

“A gente ficou até surpreso com a quantidade de ações que tivemos aqui. Não somente na questão da fake news, mas, da desinformação em si, até algo que foi verdade, foi tirado de contexto e colocado em outro cenário.”, comentou o juiz Leonardo Pio, presidente da Comissão de Propaganda Eleitoral e Fiscalização, se referindo as ações denunciando propaganda eleitoral irregular.





LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login