Sua Saúde

Alimentos ricos em líquidos devem ser reforçados no B-R–Ó– BRO

O aporte líquido deverá ser bem maior nessa época do ano


Alimentos ricos em líquidos devem ser reforçados no B-R–Ó– BRO

Em setembro inicia o período considerado mais quente do ano no Piauí. Altas temperaturas permanecem até o final do ano e, por isso, a alimentação deve ser redobrada com ingestão de líquidos e atividade física moderada. O corpo humano precisa, em média, de 1 litro de água para cada 30kg por dia para manter suas funções. Essa quantidade varia de acordo com o clima e a idade da pessoa.


A nutricionista 0Silvia Fernanda, aponta os caminhos para manter uma alimentação adequada durante o B-R-Ó-BRO. “Nessa época do ano, a alimentação deverá ser balanceada, fracionada e rica em líquidos, principalmente no que diz respeito ao gasto energético e a desidratação. Devemos evitar ao máximo o consumo de comidas consideradas pesadas e frituras, porque são tipos de preparações que tornam a digestão lenta e, com isso, o corpo necessita de um gasto calórico maior para efetuar o processo. Necessário aumentar o consumo de frutas, que são riquíssimas em águas, verduras, principalmente as cruas, porque o teor de água é bem maior”, recomenda.


A atividade física é um fator muito importante para que o corpo mantenha sua saúde em dia. Durante os dias mais quentes opte por fazer atividades físicas em horários alternativos ao pico do sol, como no início da manhã e no fim da tarde, assim você evitará a desidratação e elevação da temperatura corporal. 


Silvia Fernanda informa alternativas para a proteção completa do corpo. “A principal dica é comer de três em três horas e beber bastante água. Recomendamos a prática moderada de atividade física, porque o clima quente deixa a pessoa mais fadigada e cansada. Além disso, é importante uma alimentação leve, pelo menos meia hora antes da atividade física e não fazer exercícios em jejum. O consumo de água precisa ser aumentado, pois é um período que a pessoa perde muito líquido, através do suor, atividades físicas e com a própria temperatura elevada. Então o aporte líquido deverá ser bem maior nessa época do ano”, ressalta a nutricionista.





LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login