Katya D'Angelles

Teresina em quase 10% dos locais de votação do Piauí


Teresina em quase 10% dos locais de votação do Piauí

Iniciou hoje (8) a distribuição dos equipamentos para o processode 2 de outubro próximo. O Piauí tem 3.379 locais de votação e o TribunalRegional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) deve distribuir as urnas para todos eles. Nãoé à toa a disputa pela liderança de votos na capital entre os candidatos. EmTeresina ficam 307 dos locais de votação, 9% do total. São ao todo 10.155 urnasdisponíveis para 2022.

Distribuição no interior
Desse total, 8.950 são urnas eletrônicas de votação e asoutras 1.205 urnas são de contingência, utilizadas, em caso de necessidade. Nestasegunda (8), foram encaminhadas um total de 677 urnas eletrônicas para osmunicípios de Paulistana, Jaicós, Padre Marcos, Simões, Fronteiras e Pio IX.Ainda nesse mesmo dia, serão transportadas mais 904 urnas para os municípios deValença, Inhuma, Picos e Itainópolis.

Patrimônio
Na pauta das próximas semana para o período estará o monitoramentoda declaração de bens dos candidatos que começa ser disponibilizada pelaJustiça Eleitoral. Há espanto se o patrimônio declarado é grande e há espantose o patrimônio é pequeno.  

Fichas na visita
A base do governo está com as fichas apostadas na visita doex-presidente Lula ao Piauí para alavancar o nome do candidato petista, RafaelFonteles. Segundo o deputado federal Júlio César (PSD) Rafael leva vantagemsobre Sílvio Mendes (União Brasil) quando os apoios são colocados para aopinião pública. Segundo ele quando o apoio de Lula a Rafael é citado ele dobrasuas intenções de votos e o mesmo não ocorre com Sílvio Mendes quando é citadoo apoio do senador Ciro Nogueira (Progressistas).

Desfiliação
A prefeita de São Raimundo Nonato, Carmelita Castro, esposado deputado estadual Hélio Isaías (PT) e irmã da deputada federal, MargareteCoelho (Progressistas) anunciou a sua desfiliação do Progressistas.

Ainda é cedo
Segundo o presidente da Câmara de Teresina e candidato adeputado estadual pelo Republicanos, vereador Jeová Alencar, ainda é cedo parase falar em disputa de 2024, eleição para prefeito. Mas quem levantou a bola dotema foi o prefeito Dr. Pessoa quando disse que iria querer Jeová como seuvice.

Grupo pé frio
Com a polarização da disputa pelo Governo do Estado e a divisãodos grupos políticos no interior entre os que apoiam o nome de Fonteles e osque apoiam o nome de Sílvio Mendes, o folclore dos grupos azarões veio forte.Seriam os grupos políticos que não vencem uma eleição estadual há muitos anos.


Eduardo Cunha de volta do jogo
Graças a uma decisão do juiz federal piauiense CarlosAugusto Pires Brandão, do TRF-1,que anulou por liminar a cassação doex-presidente da Câmara, Eduardo Cunha, cassado em setembro de 2016 pordenúncias de corrupção decorrentes da Lava-Jato e inelegível até 2024, está nopáreo da disputa por uma vaga de deputado federal por São Paulo. Enquanto omérito da liminar anulada por Carlos Augusto Pires Brandão não for julgado,Cunha é candidato.

Mudança na regra
Tudo começou com atuação do atual presidente da Câmara dosDeputados Arthur Lira (PP-AL). Lira mudou a regra vigente, fazendo com que oPlenário pudesse fazer emendas ao parecer do Conselho de Ética em relação aprocessos de cassação de deputados.  Cunhaentrou com uma ação, tendo Lira como principal testemunha, sob a alegação deque deveria ter sido julgado pela Câmara segundo a nova regra, adotada cincoanos após perder o mandato.

Conta de energia
Tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 1377/22,que inclui o microempreendedor individual (MEI) entre os beneficiários datarifa social de energia elétrica. Desconto na conta de luz concedido pelogoverno às famílias de baixa renda. O desconto, que varia de 10% a 65%, é dado de acordo com afaixa de consumo. A proposta altera a Lei 12.212/10, que criou a tarifa socialde energia elétrica. A proposta tramita caráter conclusivo e será analisadapelas comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços;de Minas e Energia; Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e deCidadania.

Baixa umidade
Em 47 cidades do Piauí a situação da umidade preocupa. O InstitutoNacional de Meteorologia emitiu alerta de baixa umidade para 47 cidades dosudoeste e do sudeste piauiense. A baixa umidade preocupa por conta de seusimpactos à saúde, causando o ressecamento da pele e das mucosas do tratorespiratório.

Avançar Cidades
A Prefeitura de Belém do Piauí prorrogou o contrato nº056/2020, que trata da implantação de pavimentações em diversas ruas, extensãode rede elétrica em baixa tensão, fazenda solar e iluminação no município deBelém do Piauí, com a finalidade de execução do Projeto "AvançarCidades". Valor Global: R$ 4.599.276,19 (Quatro milhões e quinhentos enoventa e nove mil e duzentos e setenta e seis reais e dezenove centavos). Desdejaneiro de 2019, 179 municípios de 17 estados das cinco regiões brasileirasreceberam recursos do programa, coordenado pelo Ministério doDesenvolvimento Regional (MDR) O contrato de Belém do Piauí tem vigência até05/08/2023.

Inflação
O mercado financeiro reduziu a previsão da inflação oficialdo país, caiu de 7,15% para 7,11% neste ano. O Índice Nacional de Preços aoConsumidor Amplo (IPCA) caiu pela 6ª vez consecutiva. A estimativa está noBoletim Focus de hoje (8), pesquisa divulgada semanalmente pelo Banco Central(BC), com a expectativa de instituições para os principais indicadoreseconômicos. Para 2023, a estimativa de inflação ficou em 5,36%. Para 2024 e2025, as previsões são de 3,3% e 3%, respectivamente.






LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login