Katya D'Angelles

Lula passou no teste das ruas?


Lula passou no teste das ruas?

Um dilemaassombra a campanha do ex-presidente Lula: o teste das ruas. A dúvida se oex-presidente conseguiria levar às ruas em seu apoio a militância é uma dostrunfos da campanha do Governo e é um dos temas que sempre em à tona quando oassunto  é apolarização de forças na disputa de 2022 até mesmo em estados onde o seueleitorado é fiel, como é o caso do Piauí em que sempre lidera todas aspesquisas.  No Piauí, oex-presidente parece ter passado no teste de mobilização da militância. O evento realizado ontem em Teresina tinha todosos aspectos possíveis para não concentrar a quantidade de pessoas estimada pelaorganização. Mesmo com o difícil acesso do local, dia e horário ingrato, oatraso de mais de uma hora para a chegada do ex-presidente ao local, marcadapara as 18 horas, o evento teve expectativa superada. O público esperado era de40 mil pessoas.


Saindo da bolha 

Segundoo cientista político, Vitor Sandes, o evento mostrou um potencial demobilização importante para o partido. "Pelo que eu pude acompanhar avisita mobilizou um número extremamente expressivo de apoiadores. Visitasmobilizadoras como esta animam a militância e podem gerar adesão para além dabolha petista", afirmou.  Já o também cientista político Cleber DiDeus a avaliação de que Lula passou no teste das ruas não é real. “Tenho minhasdúvidas que tenha dado mesmo 40 mil pessoas, isso em qualquer evento políticohoje é difícil, o teste das ruas não dá para mensurar, pois cada um diz umacoisa e não tem fato merecido um destaque pro ex-presidente”, afirma.

Pesquisado Governo PT

Apósa visita do candidato Lula o Partido dos Trabalhadores do Piauí vai realizarpesquisas para avaliar os impactos do movimento na campanha de Rafael Fonteles.A ideia é medir se o efeito foi o esperado tendo em vista que Lula é o principalcabo eleitoral do candidato governista. O destaque a imprensa nacional para avisita de Lula ao Piauí foi o fato dele ter pedido voto para Rafael Fontelesantes do início oficial da campanha.  

 

Pesquisapara presidente  

Duas novaspesquisas estão no mercado. Divulgadas esta semana a pesquisa Data Poder ePesquisa Genial/Quaest para as eleições presidenciais de 2022. Na pesquisa DataPoder Lula aparece com 50% e o presidente Jair Bolsonaro aparece com  40%. Na PesquisaGenial/Quaest, Lula aparece com 44% e Bolsonaro com 32%.   

Pesquisa daoposição Piauí  

A coligaçãoMuda Piauí divulgou na manhã desta quinta-feira (4) pesquisa de intenção devotos para o Governo do Estado feita pelo Instituto Opinar. Segundo os dados dapesquisa nº08501 TRE – PI na simulação apenas com votos válidos, Sílvio teria56,83% das intenções de votos, com o candidato Rafael Fonteles (PT) bem atrás,com 37,35%. E os demais candidatos somariam 5,82%.  

A pesquisa foifeita entre 25 e 28 de julho. Dividida por regiões, a pesquisa aplicou 29% dosquestionários na região da grande Teresina. Em relação a rejeição, 17%, nãovotariam em Rafael, 8% não votariam em Silvio e 43% dos entrevistados nãorejeita nenhum dos candidatos. Na Pesquisa Opinar 8% dos entrevistados dizemnão conhecer Silvio Mendes e 24% dizem não conhecer Rafael Fonteles. Já 44, 92%dizem que conhecem bem o ex-prefeito de Teresina e 23,94% dizem conhecer bem oex-secretário de Fazenda, Rafael.  


Empréstimo 

O prefeito de Teresina Dr. Pessoa (Republicanos), assinou  hoje (4) o operação de crédito entre a Prefeitura de Teresina e o Banco do Brasil. Com este contrato, R$ 500 milhões serão investidos na capital. O superintendente do Banco do Brasil, Cristiano Teixeira, o secretário de planejamento da capital João Henrique de Almeida, o presidente da Câmara de Vereadores Jeová Alencar, participaram da solenidade.


  





LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login