• Teresina, 10/08/2022
  • Tempo Hoje: 21° | 21°

Lula passou no teste das ruas?


Lula passou no teste das ruas?

Um dilema assombra a campanha do ex-presidente Lula: o teste das ruas. A dúvida se o ex-presidente conseguiria levar às ruas em seu apoio a militância é uma dos trunfos da campanha do Governo e é um dos temas que sempre em à tona quando o assunto  é a polarização de forças na disputa de 2022 até mesmo em estados onde o seu eleitorado é fiel, como é o caso do Piauí em que sempre lidera todas as pesquisas.  No Piauí, o ex-presidente parece ter passado no teste de mobilização da militância. O evento realizado ontem em Teresina tinha todos os aspectos possíveis para não concentrar a quantidade de pessoas estimada pela organização. Mesmo com o difícil acesso do local, dia e horário ingrato, o atraso de mais de uma hora para a chegada do ex-presidente ao local, marcada para as 18 horas, o evento teve expectativa superada. O público esperado era de 40 mil pessoas.


Saindo da bolha  

Segundo o cientista político, Vitor Sandes, o evento mostrou um potencial de mobilização importante para o partido. "Pelo que eu pude acompanhar a visita mobilizou um número extremamente expressivo de apoiadores. Visitas mobilizadoras como esta animam a militância e podem gerar adesão para além da bolha petista", afirmou.  Já o também cientista político Cleber Di Deus a avaliação de que Lula passou no teste das ruas não é real. “Tenho minhas dúvidas que tenha dado mesmo 40 mil pessoas, isso em qualquer evento político hoje é difícil, o teste das ruas não dá para mensurar, pois cada um diz uma coisa e não tem fato merecido um destaque pro ex-presidente”, afirma.

Pesquisa do Governo PT

Após a visita do candidato Lula o Partido dos Trabalhadores do Piauí vai realizar pesquisas para avaliar os impactos do movimento na campanha de Rafael Fonteles. A ideia é medir se o efeito foi o esperado tendo em vista que Lula é o principal cabo eleitoral do candidato governista. O destaque a imprensa nacional para a visita de Lula ao Piauí foi o fato dele ter pedido voto para Rafael Fonteles antes do início oficial da campanha.  

 

Pesquisa para presidente  

Duas novas pesquisas estão no mercado. Divulgadas esta semana a pesquisa Data Poder e Pesquisa Genial/Quaest para as eleições presidenciais de 2022. Na pesquisa Data Poder Lula aparece com 50% e o presidente Jair Bolsonaro aparece com  40%. Na Pesquisa Genial/Quaest, Lula aparece com 44% e Bolsonaro com 32%.   

Pesquisa da oposição Piauí  

A coligação Muda Piauí divulgou na manhã desta quinta-feira (4) pesquisa de intenção de votos para o Governo do Estado feita pelo Instituto Opinar. Segundo os dados da pesquisa nº08501 TRE – PI na simulação apenas com votos válidos, Sílvio teria 56,83% das intenções de votos, com o candidato Rafael Fonteles (PT) bem atrás, com 37,35%. E os demais candidatos somariam 5,82%.  

A pesquisa foi feita entre 25 e 28 de julho. Dividida por regiões, a pesquisa aplicou 29% dos questionários na região da grande Teresina. Em relação a rejeição, 17%, não votariam em Rafael, 8% não votariam em Silvio e 43% dos entrevistados não rejeita nenhum dos candidatos. Na Pesquisa Opinar 8% dos entrevistados dizem não conhecer Silvio Mendes e 24% dizem não conhecer Rafael Fonteles. Já 44, 92% dizem que conhecem bem o ex-prefeito de Teresina e 23,94% dizem conhecer bem o ex-secretário de Fazenda, Rafael.  


Empréstimo 

O prefeito de Teresina Dr. Pessoa (Republicanos), assinou  hoje (4) o operação de crédito entre a Prefeitura de Teresina e o Banco do Brasil. Com este contrato, R$ 500 milhões serão investidos na capital. O superintendente do Banco do Brasil, Cristiano Teixeira, o secretário de planejamento da capital João Henrique de Almeida, o presidente da Câmara de Vereadores Jeová Alencar, participaram da solenidade.


  





LEIA TAMBÉM

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Guia Comercial

Veja nossos Planos

Classificados

Anuncie Grátis

Publicidades

Fale Conosco