Katya D'Angelles

Chapa governista tem 55 nomes a mais que a oposição


Chapa governista tem 55 nomes a mais que a oposição

Os dez partidos que formam a chapa de apoio a eleição do candidatoapoiado pelo ex-governador Wellington Dias, candidato ao Senado pelo PT, conseguiraminscrever 132 candidatos na disputa por uma vaga na Câmara Federal e naAssembleia Legislativa. Do outro lado a oposição, que tem como cabeça de chapao ex-prefeito de Teresina, Sílvio Mendes pelo União Brasil, apresentou  à Justiça Eleitoral um total de 77 nomes parafederal e estadual. A chapa governista tem três partidos a mais que a da oposição.  

Convenções
Termina na próxima sexta-feira (5) o prazo para a realizaçãodas convenções partidárias. É o último dia também para que os partidos,coligações e federações entreguem à Justiça Eleitoral a lista de nomes que com aquelesque querem ser homologados como candidatos. 

Nomes confirmados
Até o momento, no Piauí, já realizaram convenção paradefinir os nomes dos seus candidatos ao Governo do Piauí, o PT com Rafa Fonteles;o PL com Coronel Diego  Melo, União Brasilcom Sílvio Mendes, PMN com Ravena Castro, PSOL com Madalena Nunes e PSTU que jáhomologou em convenção o nome do professor Geraldo Carvalho.

Prazo final
Entre os nomes cogitados com pré-candidatura, Jessy Fonsecado PSC foi a única ainda não homologada em convenção partidária. A convenção doPSC está marcada para ocorrer na sexta-feira às 9 horas. Jessy tem sidosondada para desistência da candidatura própria e apoio ao nome do candidatomelhor colocado entre os nomes de oposição, Sílvio Mendes.


Expectativa superada
A convenção que homologou o nome de Silvio Mendes comocandidato ao Governo pelo União Brasil superou expectativas de público. Assimrelata a organização do evento. Segundo os organizadores a expectativa era deum público de 15 mil presentes e compareceram cerca de 20 mil pessoas. Sílvio é candidato pela segunda vez foi homologado com apoio do Progressistas e maisseis partidos. Em 2010 quando também foi candidato pela oposição, o ex-prefeitode Teresina chegou a ir para o segundo turno com o ex-governador Wilson Martins.

Adesão
A primeira adesão da oposição após convenção veio deItainópolis. O prefeito professor Miguel Rodrigues, filiado ao Republicanos. Aadesão do prefeito foi comemorada pelos oposicionistas. Ele gravou um vídeopara as mídias digitais durante a convenção do último sábado anunciando o seuapoio.  


Segurança reforçada
A visita do ex-presidente Lula ao Piauí terá segurançareforçada pela Polícia Federal que está autorizada a abater drones. O eventoserá na próxima quarta-feira (3) na zona leste de Teresina. A chegada de Lula aTeresina está programada para as 14 horas e a sua presença no local do eventodeve ser às 18 horas. Antes da agenda de campanha o ex-presidente vai se reunircom dirigentes do PT do Piauí e com a governadora Regina Sousa. A expectativa depúblico para a recepção ao ex-presidente é de cerca de 40 mil pessoas.

Vice-presidente
A senadora Mara Gabrilli (PSDB-SP) será a vice na chapa àPresidência da República da senadora Simone Tebet (MDB-MS). O MDB trabalha parafazer o anúncio até esta terça-feira (2). O nome de Mara Gabrilli não é oprimeiro a ser cogitado como vice de Simone Tebet. O primeiro nome foi o deRasso Jereissatti, depois da senadora Eliziane Gama.

Imposto de renda
O Projeto de Lei 1457/22, já aprovado pelo Senado,possibilita a dedução dos gastos com medicamentos de uso contínuo e de altocusto na declaração anual do Imposto de Renda das Pessoas Físicas (IRPF). Aproposta agora em análise na Câmara dos Deputados altera a Lei 9.250/95, quetrata do IRPF. O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelascomissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Duelo de ministros
O presidente Jair Bolsonaro (PL) indicou, nestasegunda-feira (1), os desembargadores federais Messod Azulay Neto e PauloSérgio Domingues para as duas vagas de ministro em aberto no Superior Tribunalde Justiça (STJ). Os escolhidos serão agora submetidos a sabatina no SenadoFederal. A indicação teria sido resultado de um duelo entre os ministros do STF(Supremo Tribunal Federal), o piauiense Kassio Nunes Marques e Gilmar Mendes. Onome defendido por Gilmar Mendes seria Ney Bello. Mas por pressão do ministroNunes Marques que teria ameaçado deixar o apoio ao Governo, o presidente optoupor indicar Paulo Sérgio Domingues. A informação é do portal Poder360. 






LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login