Sua Saúde

Musicoterapia: música com o poder de remédio para a dor e o stresse

crianças que ouviram música relaxante enquanto recebiam um medicamento na veia relataram dor muito menor

Musicoterapia alivia a dor, a ansiedade e a fadiga.
Musicoterapia: música com o poder de remédio para a dor e o stresse

A musicoterapiapode melhorar o humor e a qualidade de vida de pacientes e, consequentemente, oprocesso de reabilitação. Esse tipo de terapia pode ajudar no enfrentamento docâncer, por exemplo, ao contribuir para o alívio da dor, da ansiedade e dafadiga.

Segundoo estudo "Music interventionsfor improving psychological and physical outcomes in cancer patients",realizado pela Universidade de Drexel, nos Estados Unidos, a técnica podeajudar na melhora do quadro clínico de pacientes, bem como na diminuição donúmero de medicamentos tomados e no tempo das internações.

Ouvir e tocarmúsica também reduz o nível de cortisol, o hormônio responsável pelo estresse.E estar relaxado pode fazer uma grande diferença para quem precisa passar porprocedimentos médicos.

Umoutro estudo - intitulado "Musicto reduce pain and distress in the pediatric emergency department: a randomizedclinical trial" -, sobre a ligação entre música e estresse,realizado pela Universidade de Alberta, no Canadá, descobriu que a música podeajudar a acalmar as crianças internadas em alas de emergência.

 

As crianças queouviram música relaxante enquanto recebiam um medicamento na veia relataram dormuito menor e algumas demonstraram significativamente menos sofrimento, emcomparação com as que não ouviram música. Além disso, no grupo das queescutaram música, mais de dois terços dos profissionais de saúde relataram queas injeções eram muito fáceis de administrar.

 





LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login