Pedro Silva

Dicas para não cair em fake news eleitorais

Coluna Sempre Mais: Análises, opiniões e dicas de comportamento, cultura, lifestyle, moda, música e muito mais

Reprodução
Dicas para não cair em fake news eleitorais

Hoje o mundo vive na Era da Desordem Informacional, onde os usuários convivem com o volume e a velocidade das informações, mas que nem sempre são verdadeiras. Nas eleições, muitos eleitores têm dificuldades de distinguir o que é notícia (fato) ou fake (informação manipulada, fora de contexto ou enganosa) diante de inúmeras imagens, áudios e vídeos compartilhados, instantaneamente, nas redes sociais. Diante disso, a COAR elenca dicas essenciais para os leitores conseguirem distinguir e analisar os conteúdos com maior perspicácia:

1 – Veículos de comunicação com credibilidade: Esteja atento(a) a veículos com credibilidade e maior tempo de mercado.

2 – Fonte: É sempre importante conferir a fonte da notícia que está lendo.

3 – De preferência, leia a notícia por completo e não apenas o título: Muitas vezes, os conteúdos desinformativos tratam a informação com um título sensacionalista ou verdadeiro, mas com o texto completamente enganoso.

4 – Atenção nos erros de digitação ou de gramática: Verifique demasiados erros gramaticais ou ortográficos em determinada informação, é necessário que o eleitor levante suspeita em relação ao que está sendo passado.

5 – Não confie em mensagens compartilhadas por amigos e familiares: Desconfie sempre.

6 – Cheque a data da publicação: Muitas vezes aqueles que compartilham fake news se aproveitam de fatos passados, mesmo que verdadeiros, para difundir determinada informação antiga que, no presente, pode prejudicar alguém.

7 – Denuncie: O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou este ano, o Sistema de Alerta de Desinformação Contra as Eleições.

Saiba mais detalhes AQUI.

Happy Birthday

Quem está celebrando aniversário nesta quarta (13) é a fisioterapeuta especialista em dor, Mariana Sanchez, que comemora a data mais que especial ao lado da família em viagem para a Serra da Capivara -PI. Felicidades!


ArraiAU no Piauí

O 1° ArraiAU, mães de pet Piauí foi considerado um sucesso! Realizado no último sábado (09), o evento reuniu vários dogs em Teresina. A Nayara, mamãe da Madalena da raça chow chow, encaminhou algumas fotos do evento, mas você confere muito mais através do Mãe de Pet Piauí.






LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login