• Teresina, 10/08/2022
  • Tempo Hoje: 21° | 21°

STF vai decidir sobre o ICMS dos combustíveis


STF vai decidir sobre o ICMS dos combustíveis


Mais uma questão política e fiscal foi empurrada para a pauta do Judiciário. A briga dos governadores pelo ICMS dos combustíveis continua, sem acordo político agora a briga será no Judiciário.  A aposta é de que o STF julgará com celeridade o caso que já tem repercussão financeira para os estados a partir deste ano. Ingressaram na Justiça contra a PEC os estados do Piauí, Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Sergipe assinaram o pedido.  Pela PEC o ICMS que nivelou o imposto em 17%, que no caso do Piauí representa uma queda de arrecadação de mais da metade já que o imposto cobrado era de 31%.

Vacinação
A vida do teresinense não está mesmo facial. Além da dengue, da chikungunya e da Covid-19, tem que enfrentar a dificuldade em se locomover para se proteger ao menos da Covid. A crise no setor de transporte público da capital está sendo empecilho para que as pessoas possam ir até os postos de saúde tomar a dose de reforço.

Pesquisas

Apesar de apoiado por Wellington Dias (PT) que passou por quatro mandatos, em recente pesquisa do Instituto Amostragem, 27,85% dos eleitores entrevistados encaram o pré-candidato ao Governo do Estado pelo PT, Rafael Fonteles como a representação de uma renovação na política piauiense. Outros 20,1% consideram Silvio Mendes como renovação.

Apoios
O anúncio do apoio do vereador Jeová Alencar (Republicanos) à pré-candidatura ao Governo do ex-prefeito de Teresina, Silvio Mendes (União Brasil) foi antecipado e ocorreu num reunião realizada na noite desta quarta-feira (22) com a adesão de um grupo de vereadores do município de Nazária. Além de Jeová, os vereadores Paulo Lopes (PSDB) e Alan Brandão (PDT) participaram do evento. De Nazária os vereadores Cícero Rocha (MDB), Daniel do Dico (MDB), Irmão Chichico (Republicano) e Chiquinho do Povo (PSD).  O prefeito de Bocaína, Erivelto e o ex-secretário Marco Antonio Aires também participaram.


Serra da Capivara
Depois de 43 anos de criado e de ser mundialmente conhecido, o  Parque Nacional da Serra da Capivara entra finalmente na rota do turismo nacional com anúncio de vôo da Azul. O novo empreendimento foi anunciado ontem (22) pela empresa.  O Parque Nacional Serra da Capivara  foi criado em 1981, mesmo ano em que foi criado o Parque Nacional dos Lençois Maranhenses, mas o Piauí está bastante atrasado no aproveitamento do potencial turístico do parque em relação ao vizinho estado do Maranhão.

Ideia antiga
O voo anunciado é a última parte de interligação aérea no roteiro da Rota das Emoções, que tem Piauí, Maranhão e Ceará, criada em 2005. Os avanços no Piauí para a na estruturação da rota estão atrasados em relação ao Ceará e ao Maranhão. O ministro chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, anunciou a nova conquista como uma conquista política. Pela idade do Parque e da Rota vê-se de fato que realmente faltou um pouco de vontade política.

Dificuldades
Em novembro do ano passado em uma audiência na Câmara dos Deputados representantes das companhia relatavam dificuldades em expandir voos regionais   Atualmente, dos mais de 5,5 mil municípios brasileiros, apenas cerca de 100 contam com voos regionais regulares. 

PIB da aviação
Segundo as empresas que operam no setor as cidades de porte médio servidas  pela aviação tem um crescimento médio anual de 2,08%, enquanto cidades sem aviação cresceram em média 1,61% [de 2010 a 2018]. Segundo o gerente de Relações Institucionais da Azul Linhas Aéreas, César Grandolfo, cerca de R$ 3,1 bilhões deixariam de ser adicionados anualmente ao PIB por conta da falta de aviação regional no Brasil.


 

 





LEIA TAMBÉM

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Guia Comercial

Veja nossos Planos

Classificados

Anuncie Grátis

Publicidades

Fale Conosco