Katya D'Angelles

STF vai decidir sobre o ICMS dos combustíveis


STF vai decidir sobre o ICMS dos combustíveis


Mais uma questão política e fiscal foi empurrada para a pauta do Judiciário. A briga dos governadores pelo ICMS dos combustíveis continua,sem acordo político agora a briga será no Judiciário.  A aposta é de que o STF julgará com celeridadeo caso que já tem repercussão financeira para os estados a partir deste ano.Ingressaram na Justiça contra a PEC os estados do Piauí, Alagoas, Bahia, Ceará,Maranhão, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, RioGrande do Sul e Sergipe assinaram o pedido.  Pela PEC o ICMS que nivelou o imposto em 17%, queno caso do Piauí representa uma queda de arrecadação de mais da metade já que oimposto cobrado era de 31%.

Vacinação
A vida do teresinense não está mesmo facial. Além da dengue,da chikungunya e da Covid-19, tem que enfrentar a dificuldade em se locomoverpara se proteger ao menos da Covid. A crise no setor de transporte público dacapital está sendo empecilho para que as pessoas possam ir até os postos desaúde tomar a dose de reforço.

Pesquisas

Apesar de apoiado por Wellington Dias (PT) que passou porquatro mandatos, em recente pesquisa do Instituto Amostragem, 27,85% dos eleitoresentrevistados encaram o pré-candidato ao Governo do Estado pelo PT, RafaelFonteles como a representação de uma renovação na política piauiense. Outros20,1% consideram Silvio Mendes como renovação.

Apoios
O anúncio do apoio do vereador Jeová Alencar (Republicanos) à pré-candidatura ao Governo do ex-prefeito de Teresina, Silvio Mendes (União Brasil) foi antecipado e ocorreu num reunião realizada na noite desta quarta-feira (22) com a adesão de um grupo de vereadores do município de Nazária. Além de Jeová, os vereadores Paulo Lopes (PSDB) e Alan Brandão (PDT) participaram do evento. De Nazária os vereadores Cícero Rocha (MDB), Daniel do Dico (MDB), Irmão Chichico (Republicano) e Chiquinho do Povo (PSD).  O prefeito de Bocaína, Erivelto e o ex-secretário Marco Antonio Aires também participaram.


Serra da Capivara
Depois de 43 anos de criado e de ser mundialmente conhecido,o  Parque Nacional da Serra da Capivaraentra finalmente na rota do turismo nacional com anúncio de vôo da Azul. O novoempreendimento foi anunciado ontem (22) pela empresa.  O Parque Nacional Serra da Capivara  foi criado em 1981, mesmo ano em que foicriado o Parque Nacional dos Lençois Maranhenses, mas o Piauí está bastanteatrasado no aproveitamento do potencial turístico do parque em relação aovizinho estado do Maranhão.

Ideia antiga
O voo anunciado é a última parte de interligação aérea noroteiro da Rota das Emoções, que tem Piauí, Maranhão e Ceará, criada em 2005. Osavanços no Piauí para a na estruturação da rota estão atrasados em relação aoCeará e ao Maranhão. O ministro chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, anunciou anova conquista como uma conquista política. Pela idade do Parque e da Rotavê-se de fato que realmente faltou um pouco de vontade política.

Dificuldades
Em novembro do ano passado em uma audiência na Câmara dosDeputados representantes das companhia relatavam dificuldades em expandir voosregionais   Atualmente, dos mais de 5,5 mil municípiosbrasileiros, apenas cerca de 100 contam com voos regionais regulares. 

PIB da aviação
Segundo as empresas que operam no setor as cidades de portemédio servidas  pela aviação tem um crescimentomédio anual de 2,08%, enquanto cidades sem aviação cresceram em média 1,61% [de2010 a 2018]. Segundo o gerente de Relações Institucionais da Azul LinhasAéreas, César Grandolfo, cerca de R$ 3,1 bilhões deixariam de ser adicionadosanualmente ao PIB por conta da falta de aviação regional no Brasil.


 

 





LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login