Campelo Filho

COVID-19: Qual é a lição para o futuro?

O texto acima é um breve resumo do artigo de minha autoria publicado nesta sexta-feira, 27, no Jornal Internacional de Pesquisa e Inovação em Ciências Sociais (IJRISS)

@Reprodução
COVID-19: Qual é a lição para o futuro?

A humanidade enfrentou o maior problema em sua história pós-Segunda Guerra Mundial. A pandemia causada pela COVID 19 tem ceifado a vida de milhões de pessoas em todo o mundo, expondo não só a fragilidade humana, mas principalmente que os países não dispunham de ferramentas para dar uma resposta adequada a um problema tão grave. As medidas adotadas pelos governos não conseguiram resolver o problema e, para piorar, até geraram outras, como o colapso das economias ao redor do mundo. 

O isolamento social determinado pelas autoridades reconheceu a incapacidade e o despreparo dos governos para lidar com a pandemia, tendo gerado também um debate ideológico que nada fez para resolver o problema, mas apenas para transformar a grave crise em uma discussão política que pode colocar o modelo da democracia, o Estado de direito e a atribuição de poderes em risco. 

Mas qual é a principal lição a ser aprendida com essa crise? A sociedade é formada pelas pessoas que a compõem, as mesmas pessoas que outrora elegeram a democracia, o Estado de Direito e a distribuição dos poderes como o modelo mais próximo do ideal de organização político-administrativa do mundo civilizado. 

Os governos devem trabalhar para essas pessoas, sempre buscando o bem comum e pensando neles como seres humanos que são, e não como meros “eleitores”. 

O texto acima é um breve resumo do artigo de minha autoria publicado nesta sexta-feira, 27, no Jornal Internacional de Pesquisa e Inovação em Ciências Sociais (IJRISS). O material é uma análise sobre as lições que a COVID-19 deveria deixar para a sociedade, especialmente para os governos, sobre as políticas públicas a serem adotadas em situações de pandemia, mas também sobre o momento atual em que ela vai se findando, mas deixando suas marcas e sequelas para toda a humanidade.

Uma discussão, sem dúvida, fundamental e necessária, e que se estende para muito além do debate ideológico e político que se descortinou. 

Fazer os governos (e a sociedade) pensarem, de forma mais abrangente, sobre as pessoas, sobre a educação de crianças e jovens e sobre o futuro, sem nenhum viés ideológico, deve ser a principal lição deixada pela COVID 19 aos governos e à humanidade. 

Para ler o artigo completo, acesse o link: https://campelofilhoadv.com.br/wp-content/uploads/2022/05/Covid-19-What-Is-the-Lesson-for-the-Future-Publicado-1.pdf


Campelo Filho - Mestre e Doutor em Direito. Pósdoutorando pela Università Mediterranea di Reggio Calábria- Itália. Professor da Escola da Magistratura do Estadodo Piauí. Advogado empresarial. Conferencista. Autor de livros e artigos científicos.





LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login